Panorama
 
 
 

MERCOSUR QUIERE POLÍTICAS COMUNES PARA RESIDUOS PELIGROSOS

Panorama Ambiental
Brasil
Marzo de 2006
 

30/03/2006 - Curitiba - Además de establecer una estrategia conjunta para la protección de la biodiversidad, Brasil, Argentina, Uruguay y Paraguay aprobaron el miércoles (29) una propuesta de acuerdo referente a la responsabilidad pos consumo de residuos peligrosos, como pilas, neumáticos, teléfonos móviles, electroeletrónicos, envases de pesticidas, lámparas y hasta aceites vegetales.

Los acuerdos se firmaron en reunión extraordinaria de los ministros de Medio Ambiente del Mercado Común del Sur (Mercosur), paralelo a la VIII Conferencia de las Partes de la Convención sobre Diversidad Biológica (COP-8), en Curitiba, Sur de Brasil.

En el documento, los compañeros del Mercosur se comprometen a establecer criterios comunes y promover políticas coordinadas de gestión de residuos que pueden contaminar suelos y recursos hídricos.

"Todos esos residuos peligrosos, que afectan al medioambiente, necesitan tratarse por nuestros países", afirmó la ministra del Medio Ambiente de Brasil, Marina Silva.

El acuerdo establecerá responsabilidades para quien comercialice o importe productos tirados que ponen en peligro el medioambiente y definirá como la comunidad debe almacenar, segregar y devolver dichos productos después que se termine su vida útil. "Cuando se tiene algún residuo contaminante del suelo o del agua, los efectos pueden alcanzar el territorio vecino", dijo el secretario de Calidad Ambiental del Ministerio del Medio Ambiente, Vitor Zveibil.

 
 

Fuente: Agência Brasil – Internacional (http://internacional.radiobras.gov.br/espanhol)
Todos los derechos reservados a los autores de los artículos.
Asesoría de prensa (Mylena Fiori)
Traducción (Alicia Rachaus)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.