Panorama
 
 
 

PARA AMBIENTALISTAS FALTA REPRESENTATIVIDAD EN LA COP-8

Panorama Ambiental
Brasil
Marzo de 2006
 

24/03/2006 - Pinhais, Paraná - La participación de sectores no gubernamentales en la VIII Conferencia de las Partes de la Convención sobre Diversidad Biológica (COP-8), es pequeña, de acuerdo con representantes de ONG, de movimientos sociales y del sector productivo. En Pinhais, Curitiba, hace cinco días, 3.600 delegados de 173 países acompañan las discusiones.

La delegación brasileña la componen 160 personas, de las cuales 73 representan a la sociedad civil organizada. Las negociaciones las hacen los diplomáticos, pero otros miembros pueden opinar, y las decisiones se dan exclusivamente por consenso.

La estructura de la COP representa hegemónicamente los intereses del capital, de personas que quieren transformar los recursos naturales en mercancía de uso particular, acusa el coordinador de la Vía Campesina, una alianza internacional por la reforma agraria, Roberto Baggio, añadiendo que ni la sociedad civil ni el pueblo se sienten representados, por lo que para él, las decisiones no son legítimas.

Por su parte, la analista ambiental de la Confederación Nacional de la Industria, Grace dalla Pria, clasificó de tímida la participación del sector productivo brasileño en la conferencia, explicando que no es fácil desplazar a un empresario para discutir medio ambiente durante diez días, y considera que la industria debe articularse para contribuir con el debate.

 
 

Fuente: Agência Brasil – Internacional (http://internacional.radiobras.gov.br/espanhol)
Todos los derechos reservados a los autores de los artículos.
Asesoría de prensa (Mylena Fiori)
Traducción (Jaime Valderrama)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.