Panorama
 
 
 
 

EL TLCAN, DURO GOLPE PARA EL CAMPO MEXICANO

Panorama Ambiental
Internacional
Enero de 2008
 

02 enero 2008 - DF, México — La apertura del Tratado de Libre Comercio de América del Norte (TLCAN) para el maíz y el frijol a partir del 1 de enero es un golpe tremendo para la soberanía alimentaria de los mexicanos, ha advertido Greenpeace.
Es urgente que el gobierno mexicano diga claramente que el maíz y el frijol no formarán parte de ese acuerdo. México ha suscrito más de diez convenios internacionales desde 1994 y en ninguno de ellos se considera liberar estos productos. Permitir que entren libremente maíz y frijol extranjeros a México implica una gran pérdida económica para los agricultores nacionales.

En 12 años del Tratado de Libre Comercio se han perdido 2 millones de empleos rurales, y las importaciones de alimentos se han elevado hasta ser de más de 125 mil millones de dólares.

Los productores nacionales de maíz se han visto obligados a enfrentar una competencia desleal ante un maíz forrajero --proveniente de Estados Unidos-- de pésima calidad y además altamente subsidiado por el gobierno de aquel país, lo cual ha provocado que la producción de este grano básico sea insostenible para los campesinos mexicanos.

Por si esto fuera poco, la importación de maíz ha causado graves daños a la biodiversidad, ya que no es posible distinguir entre el maíz convencional del transgénico, no se cuenta con un sistema de etiquetación que permita identificarlo, y tampoco existe control alguno para evitar la siembra de estas semillas.

 
 

Fuente: Greenpeace – Internacional
Todos los derechos reservados a los autores de los artículos
Asesoría de prensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.