Mundo
 
 
 

Operação Cadeado II combate pesca ilegal e desmatamento
nas bacias dos Rios Guaporé e Paraguai

Cuiabá (07/12/07) - Os primeiros resultados da Operação Cadeado II, deflagrada esta semana numa ação conjunta do Ibama de Mato Grosso e Exército Brasileiro na fronteira Brasil-Bolívia, já mostram o êxito da ação, com um total parcial de R$ 135 mil em multas lavrados por pesca e desmatamento ilegais, valor que deve aumentar nos próximos dias com a conclusão dos trabalhos.

A operação contou com um efetivo total de mais de 700 pessoas, entre fiscais do Ibama Mato Grosso e militares do 2º Batalhão de Fronteira de Cáceres-MT. Eles percorreram toda a bacia dos Rios Paraguai e Guaporé, na região sudoeste do estado, região de fronteira com a Bolívia, numa extensão de mais de 500 quilômetros em cada uma destas bacias. A meta foi fiscalizar ilícitos ambientais como a pesca ilegal e a construção de pousadas em áreas de preservação permanente. A ação contou com o apoio do helicóptero do Núcleo de Operações Aéreas do Ibama e do serviço de inteligência das duas instituições.

Os agentes do Ibama localizaram também desmatamentos ilegais que foram detectados por satélite nos últimos dois anos. Os fiscais identificaram infratores e forneceram dados para a ação administrativa e criminal. Esses desmates são realizados na maioria das vezes por pressão da atividade pecuária ou pelo esfriamento de conflitos pela posse da terra, que estimula a ocupação efetiva dessas áreas.

Além dos ilícitos ambientais, no foco da ação estava todo tipo de crime encontrado na extensão da fronteira brasileira como o tráfico internacional. Pela segunda vez consecutiva, o Ibama Mato Grosso se mostrou parceiro ativo nas operações da fronteira mato-grossense. A participação do Instituto ocorre no planejamento das ações de cunho ambiental e no auxílio aos militares envolvidos na detecção de crimes ambientais verificados.
Fernando Santos
Ibama MT

 
 
Fonte: Ibama
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.