Mundo
 
 
 

Ibama apreende cinco caminhões de madeira serrada na zona urbana de Santarém

Santarém (13/12/07) – Nesta manhã, fiscais do Ibama em Santarém apreenderam cinco caminhões carregados de madeira serrada das espécies muiracatiara e maçaranduba, sem documentação de origem ou com documentação irregular, no porto Marques Pinto, no bairro Prainha. A equipe realizava vistorias em estoques de pescados declarados no período defeso da piracema, mas ao avistar seis caminhões no porto, os servidores averiguaram a documentação da madeira, constatando a ilegalidade no transporte em cinco deles.

Os cinco caminhões foram conduzidos à Gerência do Ibama em Santarém, onde estão depositados. Os responsáveis pela carga serão autuados e terão a madeira e os caminhões apreendidos. A estimativa inicial é de que o volume das cargas apreendidas nos cinco caminhões somadas supere os 50 metros cúbicos.

O transporte e a exploração ilegal de madeira são alvos de diversas denúncias em Santarém e em toda a região oeste do Pará. É importante frisar que a exploração e o transporte ilegal de madeira não trazem quase nenhum benefício à região, uma vez que não oferecem empregos formais, não geram benefícios sociais, não recolhem impostos e nem garantem a sustentabilidade da atividade de exploração florestal, que deve ser realizada seguindo Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS).

A partir dos PMFS aprovados, são gerados créditos para as empresas nos sistemas de controle, no caso do Pará, no Sisflora, e a partir disso, as madeireiras devem emitir as Guias Florestais, que devem acompanhar o produto florestal durante o seu transporte.

A exploração de madeira ilegal, sem PMFS, visando o lucro fácil, implica na não adoção de técnicas que visem minimizar o impacto da exploração sobre a floresta, reduzindo a biodiversidade e provocando estragos na floresta em extensão tal que, invariavelmente, as áreas onde ocorre a exploração ilegal acabam desmatadas em pouco tempo.
Christian Dietrich

 
 
Fonte: Ibama
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.