Mundo
 
 
 

Operação Ajupuarã combate ilícitos ambientais em oito municípios paraenses

Belém (19/12/07) - Uma equipe de fiscais do Ibama, em parceria com a Polícia Militar e Batalhão de Polícia Ambiental, divulgou, hoje, o resultado da Operação Ajupuarã/2007, que começou em 21 de novembro e foi encerrada no dia 10 deste mês, em oito municípios paraenses: Senador José Porfírio, Porto de Moz, Altamira, Medicilândia, Anapu, Tucuruí, Portel e Tailândia.

O resultado da operação Ajupuarã, cujo nome significa "agarrar pelo pescoço" contabilizou 8 Autos de Infração num total de R$ 168 mil, 10 Termos de Apreensão e Depósito de 1.540 m3 de madeira, 2 caminhões, 1 girico para transporte de madeira e 12 motoserras. Também foram embargadas 2 empresas.

A operação atendeu denúncias protocoladas no Ibama e feitas por meio do Sistema Linha Verde sobre desmatamento, extração ilegal de madeira e existência de serrarias móveis que estariam funcionando irregularmente na região de abrangência da operação. Além disso, foram atendidas solicitações do Ministério Público Federal e da Gerência de Altamira.

Durante a operação, os fiscais fizeram incursões em diversos pontos e constataram o funcionamento de serrarias do tipo ”Induspan” montadas dentro de propriedade particular. Foram efetuados os procedimentos de autuação dos responsáveis, com a apreensão dos bens e desmontagem das serrarias.

Em Altamira, foram atendidas diversas denúncias sobre esplanadas de madeira clandestina no município de Medicilândia, no pátio da serraria A K Samuelson. No local, foram constatadas diversas irregularidades. Foi lavrado Auto de Infração e houve apreensão de 1.477,848 m3 de madeira em tora.

A equipe também fez diversas incursões na parte sul da Reserva Extrativista Verde para Sempre, onde identificou estradas com indicativos de exploração e transporte ilegais de madeiras. Por fim, em Tailândia, a fiscalização destruiu fornos para produção de carvão vegetal, já que não estavam registrados no Cadastro Técnico Federal.
Luciana Almeida

 
 
Fonte: Ibama
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.