Mundo
 
 
 

Operação do Ibama apreende toneladas de lagosta

Salvador (08/08/07) - Acabou na manhã do dia 31 de julho, com um saldo de aproximadamente 3,6 toneladas de lagosta apreendidas, a operação deflagrada pela Superintendência do Ibama na Bahia, realizada no sul e baixo sul do Estado. A ação começou no início do mês e contou com o apoio da Marinha e das polícias Civil e Militar.

Comandada pela Coordenação Geral de Fiscalização Ambiental (CGFIS), da Diretoria de Proteção Ambiental, e com a participação da Gerência Executiva do Ibama em Eunápolis e de outras unidades, a operação devolveu também cerca de três mil lagostas ao mar, apreendeu duas toneladas de pescado e recolheu 15 tartarugas presas em redes.

A ação de fiscalização, que tinha como objetivo coibir a pesca ilegal da lagosta, aconteceu nas cidades como Ilhéus, Alcobaça e Caravelas. Para isso, os 26 fiscais do Ibama, envolvidos na operação, contaram com o apoio de 60 policiais militares, três policiais civis e um navio patrulha da Marinha. A força tarefa vistoriou 150 embarcações, das quais 22 foram apreendidas. Também foram retidos 50 km de rede de pesca proibida, conhecida como caçoeira.

A caçoeira é uma rede que captura a lagosta em tamanho inadequado para a sustentabilidade da espécie e modifica também o fundo do mar. Ela começou a ser substituída pelo covo ou manzuá - equipamento regulamentado -, durante o período de prorrogação do defeso da lagosta, que se estendeu do dia 1º de maio até 15 de junho, deste ano.

Além das embarcações, 150 estabelecimentos comerciais também foram vistoriados. No final da operação foram lavrados cerca de 70 Autos de Infração contra comerciantes e pescadores.

Fique por dentro - Para garantir a sustentabilidade da lagosta, o Governo Federal por meio da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap) e do Ibama, adotou medidas preventivas, através da Instrução Normativa nº 01/2007-Seap, como: a redução da frota pesqueira, o estabelecimento de uma área de pesca de quatro milhas em toda a costa brasileira e a proibição da pesca em outras áreas, para proteger lagostas jovens. Outra medida é coibir o uso de equipamentos de pesca nocivos: a caçoeira e o compressor.

Caçoeira (proibida): Uma rede de pesca que opera no fundo do mar. É nociva pelo fato de não ter seletividade, apreender não só a lagosta, mas tudo aquilo que fica preso a ela. E altera o fundo do mar. A contenção do uso da caçoeira trará benefícios consideráveis ao ambiente marinho.

Covo ou Mazuá: instrumento de pesca permitido. É uma espécie de gaiola e funciona como uma ratoeira, atraindo as lagostas para o seu interior. Para isso, usa-se isca composta por cabeça de peixe (piramutaba e outros).

O tamanho da lagosta permitido para pesca é: acima de 13 cm, para a lagosta vermelha e; acima de 11 cm para a lagosta cabo verde. Em 2006 o Brasil exportou 2.066.919 toneladas de lagosta. A Bahia exportou 69.500 kg – 3% do volume nacional. Denuncie a pesca ilegal de lagosta ligando para a Linha Verde do Ibama: 0800-618080.
Carlos Eduardo Freitas

 
 
Fonte: Ibama
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.