Mundo
 
 
 

Polícia Federal prende 23 por extração ilegal de madeira no Paraná

9 de Agosto de 2007 - Lúcia Nórcio - Repórter da Agência Brasil - Curitiba - Estão detidos desde ontem (8), na Polícia Federal (PF) de Curitiba, 23 pessoas acusadas de extração ilegal de madeira no assentamento Contestado na Lapa, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

No local, que fica na região metropolitana da capital paranaense, vivem 105 famílias. Segundo o Incra, uma rivalidade dentro do assentamento fez com que algumas famílias denunciassem, no final de julho, o corte ilegal de pinus e eucalipto, as espécies mais exploradas na região.

Entre os detidos, estão os proprietários da madeireira Camargo & Cordeira, assentados, operadores das máquinas e motoristas de caminhão. Eles prestaram depoimentos na PF ontem à noite e agora ficam à disposição da Justiça.

Segundo o chefe da comunicação social da PF, Altair Menosso, eles foram presos em flagrante e devem ser indiciados por furto qualificado, formação de quadrilha e apropriação indébita.

Hoje, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) divulgou uma nota afirmando que os assentados envolvidos na retirada da madeira fazem parte de um grupo minoritário, que agia à revelia do movimento. “O MST defende a biodiversidade e é contra o corte ilegal de madeira e o desmatamento de florestas em assentamentos”.

O documento diz que os responsáveis pela Camargo & Cordeiro fizeram alguns assentados a assinar um "termo de aceite para a venda da floresta de eucalipto do assentamento Contestado", prometendo pagar até R$ 50 mil a cada família pelo corte. De acordo com a nota, a empresa garantiu que a retirada da madeira era legal e permitida pelo Incra.

Segundo o superintendente regional do órgão no Paraná, Celso Lisboa de Lacerda, são freqüentes as denúncias sobre atitudes semelhantes em assentamentos do estado.

 
 
Fonte: Ibama
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.