Mundo
 
 
 

Polícia Ambiental apreende armas, armadilhas e animais silvestres abatidos

14/08/2007 - Após receber duas denúncias referentes à prática de caça de animais silvestres e posse de arma de fogo em residências de Itápolis, o 4º Batalhão da Polícia Militar Ambiental, em Ibitinga, solicitou um mandado de busca e apreensão nessas residências.

Com o mandado em mãos, os policiais encontraram, na primeira residência: três batedeiras (armadilhas para capturar pássaros); quatro gaiolas; dois sanhaços da cabeça preta; uma coleirinha; um canário-da-terra; um tatu abatido, pesando 1,7 quilos; uma rolinha abatida, pesando 0,080 quilos; 8,9 quilos de carne de animal silvestre; uma espingarda cartucheira - calibre 32 - ; um invólucro de plástico contendo 17 espoletas; cinco cartuchos de plástico calibre 28, deflagrados; seis cartuchos de plástico calibre 32, recarregados; um cartucho de metal calibre 32; um frasco contendo pólvora; dois dosadores de pólvora; um frasco contendo chumbos; e uma vela.

Na segunda residência, os policiais apreenderam: três gaiolas; dois canários-da-terra; uma coleira papa-capim; um alçapão usado como armadilha para capturar pássaros; um jequi (armadilha usada para capturar tatu); uma pomba asa branca abatida, pesando 0,3 quilos; um tatu abatido, pesando 3,4 quilos; 4,9 quilos de carne de animal silvestre; uma espingarda cartucheira; um frasco contendo chumbo, dois cartuchos de plástico calibre 32, deflagrados; um cartucho de plástico, calibre 28, deflagrado; um frasco contendo pólvora; e quatro espoletas.

Os policiais solicitaram ao médico veterinário responsável pelo Centro de Zoonoses de Ibitinga, o exame das carnes apreendidas, que confirmou serem de animais silvestres e que não estavam aptas para o consumo humano. As carnes foram encaminhadas ao Aterro Sanitário do Município de Ibitinga, onde foram elaborados os termos de destruição nº 070059 e 070060.

Presidente Prudente

Já os policiais do 2º Batalhão, de Presidente Prudente, durante policiamento ambiental rural, após receber informação de disparo de arma de fogo, conseguiram localizar os responsáveis pelos disparos, sendo que, com um dos envolvidos, havia uma arma de fogo de caça com registro vencido e uma arma de fogo de caça sem documentação.

Com o segundo envolvido, foram encontrados dois registros de armas de fogo vencidos, uma arma de caça e um revólver. O terceiro envolvido não foi localizado. Após a constatação, os envolvidos foram conduzidos ao plantão de polícia, que apreendeu os materiais e informou que os mesmos serão indiciados.
Texto: Cris Olivette
Foto: Polícia Militar Ambiental

 
 
Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.