Mundo
 
 
 

Ibama apreende 23 m3 de madeira serrada e 158 aves silvestres na Paraíba

João Pessoa (31/08/07) - Fiscais da Superintendência do Ibama na Paraíba apreenderam 23 m3 de madeira serrada (prancha), da espécie Jatobá, sem cobertura e sem licença válida outorgada pela autoridade competente. O volume encheu um caminhão carregado da madeira lei, que era proveniente do Pará. A guia de transporte em mãos do motorista estava rasurada e após uma consulta no sistema, os fiscias do Ibama verificaram que a serralheira que emitiu a nota sequer existia. O veículo foi apreendido e se encontra no depósito do Ibama/PB.

A empresa responsável pelo recebimento foi autuada, enquadrada no artigo 46 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98) que prevê punições para quem “receber ou adquirir, para fins comerciais ou industriais, madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal, sem exigir a exibição de licença do vendedor, outorgada pela autoridade competente, e sem munir-se da via que deverá acompanhar o produto até final beneficiamento, com pena de detenção de seis meses a um ano, e multa”.

Os grupos de operações irão intensificar a fiscalização para inibir essa prática que vem sendo comum entre comerciantes do estado. Nas incursões o Ibama contará com a Policia Rodoviária Federal nas barreiras dos postos policias rodoviários.

Aves apreendidas - Outra apreensão aconteceu no estado da Paraíba, dessa vez na área de fauna. Sob coordenação do analista ambiental Jaime Pereira da Costa, uma equipe de fiscalização do Ibama/PB apreendeu 158 aves silvestres na feira livre em Campina Grande (mercado da prata) e autuou quatro comerciantes pela comercialização destas aves sem autorização.

Dentre as aves apreendidas, três são de espécies ameaçadas de extinção (Pintassilga). Todas foram trazidas para João Pessoa e, após as avaliações técnicas, serão encaminhadas para soltura.
Ibama/PB e Ibama/Sede

 
 
Fonte: Ibama
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.