Mundo
 
 
 

Ibama e governo do Rio fazem operação contra pesca predatória na Baía de Guanabara

11 de Setembro de 2007 - Aline Beckstein - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Secretaria Estadual de Ambiente do Rio de Janeiro fizeram uma operação hoje (11) na Baía de Guanabara para combater a pesca predatória com rede de arrasto.

Redes e seis barcos de médio porte de armadores diferentes foram apreendidos. Os donos das embarcações deverão ser multados e responderão por crime ambiental, que prevê prisão de um a quatro anos e multa de até R$ 1 milhão.

Com a ajuda de um helicóptero da Polícia Militar e de um barco do Ibama, os fiscais fizeram vistorias entre a Ilha do Governador e São Gonçalo (região metropolitana) e na praia de Icaraí, em Niterói.

Segundo o secretário estadual de Ambiente, Carlos Minc, essa região é conhecida por sofrer constantemente com a pesca predatória. “Temos que manter permanentemente a pressão. Se não, daqui a dez dias está todo mundo arrastando novamente”.

Os barcos de arrasto pescam em pares e levam as redes para o fundo. A malha apertada acaba pescando também os peixes pequenos.

“Essas embarcações prejudicam a reprodução dos peixes, afetam o pescador artesanal e fazem com que o peixe fique mais caro e escasso. Por isso, é essencial o trabalho de parceria para o combate a esse crime ambiental”, disse Minc.

De acordo com ele, as ações conjuntas vão continuar. Estão previstas atuações na Baía de Ilha Grande e em Sepetiba, na zona Oeste da cidade.

Há duas semanas, foi feita uma operação na lagoa de Araruama e no mar de São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo, cidades da região dos Lagos.

 
 
Fonte: Agência Brasil
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.