Mundo
 
 
 

Ibama e Polícia Federal deflagram operação anavilhanas em Novo Airão

Brasília (13/09/07) - O Ibama junto com a Polícia Federal deflagrou, no início desta terça-feira (11), a operação Anavilhanas, em Novo Airão. Já nas primeiras horas da operação os agentes prenderam em flagrante um madeireiro da Comunidade Nova Canaã, que estava com uma arma sem registro, sem porte e com os números apagados, além de cinco motoserras, correntes e sabres, o que o caracteriza como madeireiro. Ainda no primeiro dia de trabalho, foram visitadas pelos agentes federais mais de 20 lojas, mercados, açougues e depósitos onde o IBAMA já encontrou quelônios expostos à venda. Na casa de um vereador do Paraná foram encontrados ovos de iaças que estavam acondicionados para consumo. O vereador foi encaminhado à sede do Ibama, onde foi montada a base da operação, onde prestou depoimento aos Delegados Federais e recebeu R$ 6.500,00 de multa por crime ambiental. Além disso, um comerciante foi autuado e arrolado por crime ambiental por guarda de quelônio, recebendo multa no valor de R$ 3.500,00.

A Operação foi solicitada pelo Ministério Público Federal do Amazonas para atuar na região de Novo Airão, que abrange além da área no município de Novo Airão, a Estação Ecológica de Anavilhanas, o Parque Nacional do Jaú, a Área de Proteção Ambiental da Margem Direita do Rio Negro e tem influência sobre a Reserva Extrativista do Rio Unini. O motivo principal da operação é apurar crimes de ameaças, atentados e agressões que os servidores do Ibama vêm sofrendo na região. De acordo com o Delegado da Polícia Federal Caio Porto Ferreira, que coordena a operação, existem denúncias de que os servidores do Ibama na região já sofreram atropelamento, tiveram um carro particular incendiado, diversos animais de estimação foram envenenados, tiveram objetos furtados do terminal flutuante da instituição, além de agressões físicas, como no caso de um vigilante do órgão que foi espancado por homens não identificados.

Nesta quarta-feira os agentes fiscalizaram todas as empresas madeireiras localizadas no município de Novo Airão, enquanto uma equipe fez o mesmo trabalho em uma madeireira que funciona no Igarapé da Freguesia. Nas madeireiras os fiscais conferiram os estoques de madeira, as licenças ambientais e os Cadastros Técnicos Federais. Quatro madeireiras que já estavam autuadas foram vistoriadas, sendo que uma delas estava beneficiando madeira apreendida, foi embargada pelo Ibama. À tarde, os fiscais constataram outro crime ambiental praticado pelo vereador do PR, mas desta vez, encontraram uma madeireira que estava beneficiando madeira sem acobertamento de DOF (Documento de Origem Florestal).

A Operação Anavilhanas segue até o fim de semana e deve indiciar diversas pessoas por ameaças contra servidores públicos e crimes contra o meio ambiente. A Operação conta com dois Delegados, três Peritos, dois Escrivãs, dois Papilocopistas e 8 Agentes da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico – Delemaph, da Superintendência da Polícia Federal no Amazonas e 2 Analistas Ambientais e 3 Técnicos Ambientais da Divisão de Controle e Fiscalização do Ibama.
Rodrigo Santori

 
 
Fonte: Ibama
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.