Mundo
 
 
 

Ibama apreende balsas carregadas de madeira no Rio
Curuatinga e flagra pesca irregular na região do Ituqui

Santarém (20/09/2007) - Fiscais do Ibama apreenderam ontem três balsas carregadas de madeira em toras e uma máquina carregadeira, além de madeira ilegal escondida à margem do Rio Curuatinga, próximo do encontro deste com o Rio Amazonas, em Santarém, no oeste paraense. Desmatamentos, exploração e transporte ilegal de madeiras na região de Rio Curuatinga são alvos de diversas denúncias na Linha Verde do Ibama, que registra ocorrências de forma anônima, a partir do telefone 0800 61 8080 (ligação gratuita).

A ação foi coordenada pela Divisão de Controle e Fiscalização (Dicof) da Gerência Executiva do Ibama em Santarém, com participação da Polícia Militar, os responsáveis serão autuados pelo transporte ilegal de madeira. As embarcações foram conduzidas para Santarém, a madeira apreendida será descarregada para o pátio do Ibama. Dados preliminares dão conta de cerca de 500 m3 de madeira em toras de espécies nobres como Ipê e Jatobá.

As embarcações estavam carregadas próximo de um pátio na margem do Rio Curuatinga onde era realizado o embarque clandestino, no qual trabalhava a máquina carregadeira apreendida. Lá foram encontradas pilhas de madeira em toras, sem nenhuma documentação de origem, escondidas na floresta à beira do rio. Estas também foram medidas e apreendidas pela fiscalização; o responsável será autuado e serão embargadas as atividades no local.

Além das balsas de madeira a operação também objetivava combater pesca irregular, demandada fortemente pela comunidade local que não concorda com a pesca fora dos moldes definidos no Acordo de Pesca que construíram para a região do Ituqui. A equipe flagrou e apreendeu um barco tipo geleira carregado com cerca de 700 quilos de peixes. Os pescados apreendidos na operação serão doados para instituições públicas ou beneficentes.

Daniel Cohenca, gerente do IBAMA em Santarém, afirmou que “a utilização dos recursos naturais de forma ilegal é insustentável e gera problemas gravíssimos ao futuro de nossa região. Vemos que a sociedade, visando um futuro saudável, clama cada vez mais por um controle efetivo por parte dos órgãos ambientais”.
Christian Dietrich

 
 
Fonte: Ibama
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.