Mundo
 
 
 

Tentativa de golpe milionário leva quadrilha para cadeia

Brasília (18/09/2007) – Uma quadrilha de falsários que tentava lesar os cofres públicos em quase R$ 1 milhão foi presa ontem em Palmas (TO), em uma operação conjunta da Polícia Federal e da Procuradoria Federal Especializada junto ao IBAMA/Instituto Chico Mendes. A quadrilha falsificou documentos pessoais de diversos proprietários de áreas abrangidas pela Estação Ecológica Serra Geral Tocantins e, utilizando procurações também falsas, iniciou processos administrativos tentando receber indenização do IBAMA/Instituto Chico Mendes.

A quadrilha escolhia terras cujos proprietários não residem na região e forjava procurações por instrumento público, certidões de cartórios de registro de imóveis, carteiras de identidade, CPF, certidões negativas da Justiça. Os documentos eram falsificados dando poderes a componentes da quadrilha para assinar as escrituras para o IBAMA/Instituto Chico Mendes e, assim, habilitar-se a receber as indenizações.

Evidentemente, essas escrituras não teriam nenhuma validade e as indenizações teriam de ser pagas novamente aos legítimos proprietários para que as terras fossem legalmente incorporadas à unidade de conservação.

A Procuradoria do IBAMA/Instituto Chico Mendes investigou a legalidade dos documentos apresentados, conseguindo contatar com proprietários que residiam no Paraná, em Brasília e em Goiás. Eles comprovaram que todos os documentos apresentados pela quadrilha eram falsos.

Um dos proprietários que teria assinado a procuração para a quadrilha em 2006 havia morrido há mais de 10 anos, conforme comprovante conseguido pela Procuradoria junto aos familiares do falecido.

Noutro caso, além de falsificar a procuração do proprietário, os integrantes da quadrilha "promoveram seu novo casamento", juntando cópia de documentos de identidade de uma mulher que o proprietário sequer conhece. Ela foi apresentada como sua esposa e assinou os documentos.

A Polícia Federal passou a investigar a atuação da quadrilha mais de dois meses atrás, após receber informações da Procuradoria do IBAMA/Instituto Chico Mendes. A PF prendeu os integrantes no momento em que se encontraram num cartório em Palmas com um representante da Procuradoria do IBAMA/Instituto Chico Mendes para assinar as escrituras e receber um pagamento no valor de R$ 268 mil, referente a uma das propriedades.

Outros processos de indenização em que os proprietários eram representados por componentes da quadrilha, com valor que se aproxima de um milhão de reais, foram suspensos pelo IBAMA/Instituto Chico Mendes. A Procuradoria realizará uma minuciosa avaliação dos documentos apresentados em todos os processos de indenização na Superintendência de Palmas.
Procuradoria Ibama/Instituto Chico Mendes

 
 
Fonte: Ibama
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.