Mundo
 
 
 

Madeira ilegal da Amazônia é apreendida na
“Operação Primavera 2”, na divisa de São Paulo

17/10/2007 - Madeira transportada da Amazônia com documentação irregular foi apreendida por técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (SMA) de São Paulo e comandos da Polícia Militar Ambiental (PMA) durante a “Operação Primavera 2”, realizada na madrugada desta quarta-feira (17/10), na rodovia SP 326, em Colômbia. Dois caminhões transportando cerca de 85 toneladas de madeira (57 m3) foram recolhidos, por apresentarem os Documentos de Origem Florestal (DOF) irregulares, tanto com relação ao destino como aos tipos de madeira diferentes do especificado na documentação. Além da apreensão, foi aplicada multa no valor total de R$ 60 mil.

Todos os caminhões que entraram no Estado de São Paulo por sete diferentes rodovias foram parados em nove barreiras e vistoriados por uma equipe de especialistas do Instituto Florestal (IF), que fazia a verificação dos documentos, bem como da arquitetura celular da madeira, identificando-a por espécie, em um laboratório móvel. Segundo Cláudio Monteiro, diretor do IF e gerente do projeto “São Paulo Amigo da Amazônia”, um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos do Governo do Estado, as operações serão freqüentes, para desestimular a compra de madeira ilegal, uma vez que São Paulo é tido como o maior consumidor do país.

A segunda Operação Primavera contou com 39 policiais, que vistoriaram 32 veículos transportando madeira, 25 dos quais com madeira nativa. Juntamente com o controle de entrada da madeira que é consumida no Estado, a Secretaria do Meio Ambiente está adotando outras medidas visando a redução do consumo de madeira amazônica. Entre essas medidas, está o recente acordo assinado com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – CDHU, que se comprometeu a utilizar materiais de uso sustentável.
Texto e fotografia: AS
Fonte: SMA-SP

 
 
Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
Assessoria de imprensa
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.