Mundo
 
 
 

Operação Canadá II dá continuidade ao trabalho de combate ao desmatamento em SC

Brasília (15/10/2007) - O Ibama deu início, ontem, 14, à Operação Canadá II, que acontece em Santa Catarina, mais especificamente nas regiões do Alto Vale do Itajaí, Planalto Serrano e Central e também no Alto Vale do Rio do Peixe. A operação tem com meta combater o desmatamento de madeira nativa e a substituição criminosa da espécies da mata atlântica por Pinus, árvore originária da América do Norte. O escritório do Ibama em Rio do Sul recebeu denúncias de que produtores se utilizam de lenha nativa nas estufas de secagem de fumo, desrespeitando o Termo de Ajuste de Conduta (TAC), firmado com o Ministério Público Estadual.

A ação envolve 20 fiscais que, com o apoio do helicóptero do Ibama e com base num comparativo entre imagens de satélite do período de 2002 e 2006, farão visitas às áreas desmatadas, mesmo onde já existe reflorestamento. A estimativa da operação, em relação à Canadá I, que ocorreu nos meses de março e abril deste ano e aplicou 40 autuações, num valor total de R$ 180 mil, é que a quantidade triplique. “Os que apostaram na impunidade, terão de prestar contas”, avisa Bruno Barbosa, coordenador da operação.

Antes da Canadá II, a Divisão de Controle e Fiscalização da Superintendência do Ibama em Santa Catarina realizou, em todas as regiões de Santa Catarina, a Operação Olho Vivo. A ação, finalizada na quinta-feira, dia 11, foi uma espécie de preparação para a Canadá II. Por meio dela, os fiscais conferiram o estoque de madeira e de carvão declarados no sistema Documento de Origem Florestal (DOF) e a quantidade existente nos pátios das empresas. O valor das multas chegou a R$ 340 mil.
Felipe Bello

 
 
Fonte: Ibama
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.