Mundo
 
 
 

PF prende 23 pessoas e desmonta organização que exportava madeira ilegal

18 de Outubro de 2007 - Alessandra Bastos - Repórter da Agência Brasil - Brasília - A Polícia Federal (PF) desmontou hoje (18) uma organização criminosa que extraía e exportava ilegalmente para os Estados Unidos madeiras nobres, principalmente jacarandá-da-Bahia, utilizada na fabricação de instrumentos musicais. Dois policiais militares faziam parte do grupo. Ao todo, 23 pessoas foram presas. A PF não divulgou o nome do líder da organização, que está preso.

Segundo a chefe da Delegacia de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico da PF em Minas Gerais, Tatiana Torres, os presos podem responder por dois crimes ambientais: manter estoque de madeira irregularmente e retirar espécies em extinção de floresta de domínio público. E também por cinco outros crimes, chegando a 34 anos de reclusão.

De acordo com as tarefas na organização, eles responderão por contrabando qualificado, lavagem de dinheiro, uso de documentação falsa, falsificação de documentos e desobediência, no caso do líder do grupo, que “tomou conhecimento de que o galpão havia sido lacrado pelo Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais e ainda assim mandava os empregados tirarem o lacre e comercializassem a madeira que estava interditada”, informou a delegada, que presidiu as investigações.

Tatiana Torres disse também que o trabalho dos dois policiais militares era o de avisar quando haveria fiscalização no galpão onde era estocada a madeira. O grupo também cortava a madeira sem documentação legal e utilizava documentos e notas "frias" para fazer o transporte a outros estados e acobertar parte da carga, com valor inferior ao previsto.

A PF estima que nos últimos quatro anos mais de 13 toneladas da madeira tenham sido exportadas ilegalmente. O jacarandá-da-Bahia, por estar em extinção, tem sua exportação proibida.


O principal alvo da quadrilha era a Mata Atlântica e a extração se concentrava, principalmente, no sul da Bahia. Mas era feita também em outros cinco estados – Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Piauí – e no Distrito Federal. A madeira era exportada do Espírito Santo e de Minas Gerais, pelo correio ou em aviões.

Após cinco meses de investigações, a operação batizada de Wood Stock foi coordenada pela PF de Minas Gerais e ocorreu simultaneamente no Brasil e nos Estados Unidos, onde a agência de repressão aos crimes ambientais, US Fish and Wildlife Service, monitorou as remessas de madeira e executou os mandados judiciais na cidade de Massachusetts.

No Brasil, 350 agentes federais participam da operação com apoio de 50 policiais militares de Minas Gerais e do Instituto Estadual de Florestas.

A exploração do jacarandá-da-Bahia está listada na Primeira Convenção sobre Comércio Internacional de Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites), que regulamenta a exportação e importação e facilitou a cooperação entre os dois países.

 
 
Fonte: Agência Brasil
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.