Mundo
 
 
 

Operação Primavera/Gasômetro apreende madeira ilegal da Amazônia

25/10/2007 - Seis dos 16 revendedores de madeira fiscalizados hoje (25/10) pela Secretaria do Meio Ambiente, na Região Metropolitana de São Paulo, receberam autos de infração e multa por manterem estoques sem a documentação necessária. As empresas autuadas terão a madeira apreendida e pagarão multa, além de responderem criminalmente. Os responsáveis pelas mercadorias irregulares ficarão sujeitos à pena de 6 meses a um ano, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais – 9.605/98 - , por armazenarem produtos florestais sem a documentação legal, conforme previsto no artigo 46. O comando da Polícia Militar Ambiental acredita que o número de infratores será maior quando o balanço geral da Operação Primavera/Gasômetro - homenagem à zona atacadista de madeira de São Paulo - for apresentado amanhã (26/10).

Entre as irregularidades constatadas, os técnicos do Instituto Florestal apreenderam pranchas de Castanheira (Castanha do Pará), que está ameaçada de extinção e tem seu comércio proibido. A operação teve a participação de 50 policiais militares ambientais e 25 especialistas do Instituto Florestal, que tinham a missão de identificar a espécie das madeiras.

“Vamos apertar o cerco contra as madeireiras ilegais”, afirmou o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, que participou da operação na região do Brás. Segundo o secretário, a ordem do governador José Serra é que a Secretaria seja implacável contra o comércio ilegal de madeira proveniente da região amazônica.

“Como o maior centro consumidor de madeira da Amazônia, em torno de 15% do total, estando à frente inclusive de países como a França (11%) e a China (12%), São Paulo tem que assumir a responsabilidade de combater o desmatamento daquela região”, ressaltou Graziano, informando ainda que esta operação faz parte do Projeto Ambiental Estratégico “São Paulo Amigo da Amazônia”, que tem como objetivo contribuir com ações para a redução dos desmatamentos na região norte do país.

Em operações recentes realizadas nas rodovias que fazem fronteira com outros estados, foram apreendidos cerca de 465 toneladas de madeira ilegal, sem documentação, inclusive uma carga de castanheira que tem sua comercialização proibida.

Nesta sexta-feira (26/10), às 11h, no Parque Villa-Lobos, o Governo do Estado oficializa a adesão de São Paulo ao Pacto contra o Desmatamento da Amazônia, proposto pela organização não governamental Greenpeace e outras oito entidades ambientalistas.
Foto: José Jorge

 
 
Fonte: SMA-SP
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.