Mundo
 
 
 

Fiscalização apreende 17 embarcações com madeira ilegal no Amazonas

Manaus (22/11/07) - O Ibama do Amazonas apreendeu 17 embarcações e mais de 400 metros cúbicos de madeira de diversas espécies, durante a Operação Jangada 4, realizada ontem em Manacapuru/AM.

Toda a madeira apreendida era ilegal e estava sendo transportada nas embarcações. De acordo com o planejamento da Operação Jangada 4, o número de barcos pode passar de 22 com mais de 500 metros cúbicos de madeira. Os infratores detidos podem passar de 30.Todos serão autuados e responderão a processos criminais de acordo com a legislação federal.

Hoje pela manhã a Divisão de Controle e Fiscalização do Ibama/AM foi ao porto da Terra Preta, em Manacapuru identificar todo o material apreendido e embarcá-lo para Manaus. A madeira será encaminhada para doação.

A equipe que participa da operação receberá reforço de mais analistas ambientais e Técnicos ainda hoje.
Marcelo Dutra

+ Mais

Apreendidos 531 quilos de camarão no Espírito Santo

Vitória (22/11/07) – A fiscalização do Ibama e a Polícia Ambiental apreenderam 531 quilos de camarão sete barbas na tarde de ontem numa Operação realizada em Piúma, sul do Espírito Santo. Os camarões foram apreendidos em uma empresa de beneficiamento.

A empresa foi autuada e multada em R$ 7,3 mil, acusada de pesca ilegal da espécie que está sob defeso e proteção da portaria nº 91. A pesca do camarão está proibida no período que vai desde 01 de outubro a 31 de dezembro.

O defeso acontece para garantir a atividade pesqueira de forma controlada, permitir a renovação dos estoques e impedir um aumento significativo de algumas espécies. "Por isso estamos intensificando a fiscalização para evitar que a camarão sete barbas seja pescado de forma irregular", disse José Ronaldo, chefe de operação.
Crislene Queiroz

+ Mais

Armadilhas ilegais para a captura da lagosta são apreendidas na Paraíba

João Pessoa (21/11/07) – Dando prosseguimento à Operação Lagosta Legal em todo o litoral Nordestino, a equipe de fiscalização do Ibama apreendeu hoje pela manhã, na localidade de Caaporã, litoral sul do Estado da Paraíba, 429 marambaias, que são armadilhas para captura de lagostas, confeccionadas através do aproveitamento de tambores de zinco ou ferro, e proibidas pela Legislação Ambiental.

As 429 marambaias apreendidas foram trazidas em três caminhões e ficarão à disposição da Justiça, enquanto tramita o processo contra seu proprietário. Esta é a segunda apreensão deste tipo de petrecho proibido, utilizado na pesca da lagosta, feita este ano. Outro agravante para este crime ambiental é que os tambores utilizados, na maioria das vezes, serviam anteriormente para armazenar produtos tóxicos de vários tipos, o que contribui para poluir o ambiente marinho.
Gutemberg de Pádua

 
 
Fonte: Ibama
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.