Mundo
 
 
 

Operação de fiscalização apreende pinhão em São Francisco de Paula/RS

Porto Alegre (27/03/07) - Na sexta-feira (23/03), em uma operação conjunta do Ibama/RS e da Prefeitura Municipal, com apoio da Brigada Militar, foram apreendidos mais de uma tonelada de pinhão no Distrito de Cazuza Ferreira, em São Francisco de Paula (distante 112 quilômetros de Porto Alegre, na região serrana). A colheita, transporte e comercialização do produto só são permitidos a partir do dia 15 de abril, conforme legislação federal de 1976 (Portaria Normativa DC-20/1976).

Segundo a analista ambiental Edenice Ávila de Souza, a medida visa impedir que as pinhas imaturas sejam recolhidas, pois além de serem impróprias para consumo, as primeiras sementes devem ser reservadas para consumo da fauna silvestre, além de permitir o recrutamento de novas plântulas de araucária (a dispersão das sementes para que possam nascer novas árvores). A multa prevista varia de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 500,00 (quinhentos reais) por quilo ou unidade (saco de pinhão ou pinha), conforme artigo 32 do Decreto 3.179/1999, que regulamenta a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998).

Pela manhã foram feitas barreiras na Rota do Sol, na localidade de Lajeado Grande, pois parte do pinhão colhido no município é levado para outros centros consumidores, como Caxias do Sul. Foi distribuído material informativo, principalmente para os motoristas de caminhão, alertando sobre a legislação e a necessidade de nota fiscal do produto. O uso do talão de produtor para expedição de nota fiscal é uma forma de tentar coibir o roubo de pinhão por pessoas desautorizadas, que invadem as propriedades rurais, causando uma série de transtornos, tanto ambientais como de segurança patrimonial e pessoal dos residentes na área rural.

Para comercializar este recurso natural o interessado deve, além de respeitar a legislação e não colher pinhas imaturas em qualquer época, ter a autorização do proprietário das araucárias e/ou nota fiscal, comprovando a origem legal do produto. A operação continuou à tarde no Distrito de Cazuza Ferreira e contou com apoio da Brigada Militar, de dois fiscais da Receita Municipal e da analista ambiental Edenice Ávila de Souza da Floresta Nacional de São Francisco de Paula, Unidade de Conservação de Uso Sustentável, administrada pelo Ibama/RS.

Ao todo foram apreendidos 670 quilos de pinhas e 460 quilos de pinhão, totalizando 1130 quilos de material, que será todo devolvido à mata nativa, para consumo pela fauna silvestre, inclusive porque mais de 90 % do material está verde. O pouco que estiver próprio para consumo, após o dia 15 de abril, poderá ser doado à instituição beneficente do município, como foi feito no ano passado, documentado com termo de doação. A fiscalização deverá ter continuidade nas demais localidades e na sede do município verificando a origem do pinhão através de nota de produtor e buscando, dessa forma valorizar tanto o produto legal, como os proprietários destas áreas, para que continuem sendo preservadas, e valorizando as matas de araucárias.
Maria Helena Firmbach Annes

 
 
Fonte: Ibama
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.