Mundo
 
 
 

Ibama aplica um milhão de reais em multas pela extração e venda ilegal de minhocuçus

Brasília (22/06/2007) Uma operação de fiscalização do Ibama realizada no estado de Goiás aplicou multas no valor de cerca de um milhão de reais aos responsáveis por um esquema ilegal de captura, criação e venda de minhocuçus. No total, os fiscais apreenderam 2.783 animais encontrados em um criadouro e em uma loja da região. Os responsáveis pela extração dos animais e a loja que os comercializava foram autuados, e o criadouro ilegal, autuado e fechado.

“A legislação não respalda a atividade e o Ibama não tolerará qualquer atividade ilegal”, reforça o chefe da Divisão de Fiscalização de Fauna do Ibama, Roberto Cabral. Segundo Cabral, a prática indiscriminada da atividade gera graves danos ambientais e atinge, hoje, um nível considerado “insustentável”. Os animais são considerados de origem silvestre e sua captura, criação e venda indiscriminadas são proibidas por lei.
Mônica Pinheiro

+ Mais

Moradores de Alcobaça ameaçam fiscais do Ibama

(Brasília - 19/06/2007) Moradores de Alcobaça, no litoral Sul da Bahia, ocupam, neste momento, a unidade-base da Fiscalização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) na cidade. Insuflados por armadores insatisfeitos com as novas regras da pesca da lagosta, eles atearam fogo numa camioneta e numa embarcação do Ibama e ameaçam agredir os fiscais. A tropa de choque da PM está no local, mas enfrenta dificuldades para conter os vândalos.

As novas regras da pesca da lagosta, em vigor desde sábado (16), proíbem o uso da caçoeira (rede), altamente predatória, de pescarias a menos de quatro milhas da costa e de utilização de barcos ilegais. As medidas, discutidas durante dois anos com os pescadores, têm o objetivo de garantir a sustentabilidade dessa atividade econômica.
Elmano Augusto

 
 
Fonte: Ibama
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.