Mundo
 
 
 

Polícia Ambiental apreende 48 galos destinados para rinha

29/01/2008 - Em Carapicuíba, a Polícia Ambiental encontrou, nesta terça-feira, no total aproximadamente 200 galos, sendo que muitos mostravam sinais de maus tratos.

Integrantes do 4 º Pelotão da 1ªCompanhia, do 1º Batalhão da Polícia Ambiental de São Paulo, em vistoria realizada na manhã desta terça-feira (29/01) na cidade de Carapicuíba, na região metropolitana, constataram a criação indevida de aproximadamente 200 galos, especialmente treinados para rinha, tipo de competição entre animais da mesma espécie. Foram apreendidos 48 galos de diversas raças, com predominância dos galos índios, além de um manual para criação de “galos combatentes”, 27 biqueiras, 8 buchas e 23 materias para transporte das aves.

Os policiais ambientais, acompanhados de biólogos e veterinário da Vigilância Sanitária do município de Carapicuíba, comparecerem ao local após denúncia, constatando a presença de aproximadamente 200 galos, sendo que 48 encontravam-se despenados e com esporas serradas, caracterizando o crime ambiental de maus tratos. Constatou-se também a aplicação de técnicas que visam engrossar a pele dos animais, com a finalidade de melhorar seu desempenho no combate.

Osvaldo Selleni Paschoal, responsável pelo criadouro, à Rua Aspazia, n° 02, no Jardim Silviano, foi autuado pelo Artigo 32 da Lei Federal 9.605/98, pelo crime de maus tratos a animais domesticados e foi penalizado em R$ 12 mil, além de ser advertido, pela Vigilância Sanitária, com proibição de criação no local e a determinação da remoção dos galos.

O infrator já havia sido surpreendido pela Polícia Ambiental participando de rinhas de galo em sua residência, em Osasco, no ano de 2006. Os animais apreendidos foram transferidos para uma fazenda abrigo situada no município de Porto Feliz, no interior do estado, para serem submetidos a um período de ressocialização, a fim de serem doados.
Texto: Cris Couto
Foto: Polícia Ambiental

 
 
Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.