Mundo
 
 
 

Operação de fiscalização em Rio Preto resultou na apreensão de 1.300 metros cúbicos de madeira ilegal da Amazônia

Entre as madeiras apreendidas, estava a castanheira, cujo corte, comercialização e transporte são proibidos

28/02/2008 Cerca de 1.300 metros cúbicos de madeira ilegal da Amazônia foram apreendidos nos últimos dias 26 e 27 de fevereiro, nas ações de fiscalização desencadeadas pela Polícia Militar Ambiental e Instituto Florestal, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA), em rodovias e madeireiras da região de São José do Rio Preto. De um total de 133 caminhões vistoriados nas estradas, quatro veículos foram apreendidos na operação. Foram também lavrados 09 autos de infração ambiental, elaborados 09 termos circunstanciados e aplicadas multas num total de R$ 520 mil.

Dos 1.300 m3 de madeira apreendidos, por volta de 50 m3 foram dos caminhões e os 1.250 restantes, das madeireiras. Entre as madeiras apreendidas, se encontrava a castanheira, cujo corte, comercialização e transporte são proibidas. Foram 04 bloqueios nas estradas: na SP 310, em São José do Rio Preto; na SP 326, em Barretos; na SP 322, em Icem; e na SP 320, em Votuporanga. Nenhuma das cinco madeireiras vistoriadas estavam com os documentos totalmente regulares.

As ações na região de Rio Preto aconteceram como parte da “Operação Primavera”, no âmbito do Projeto “São Paulo Amigo da Amazônia”, da SMA, que visa intensificar a fiscalização na entrada de madeira ilegal da Amazônia no território paulista, entre outros objetivos. O secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, participou da ação nos últimos dias, assim como em todas as outras operações, que tiveram início em setembro do ano passado. Computadas todas as operações de fiscalização realizadas até o momento, no âmbito do Projeto, o total de madeira apreendida é de 3.440 metros cúbicos.
Texto: Mário Senaga
Foto: Pedro Calado

 
 
Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de SP
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.