Mundo
 
 
 

Arco de Fogo flagra exploração ilegal de madeira em MT

Sinop/MT (11/04/08) - Equipes das forças federais que atuam na operação Arco de Fogo tiveram ontem um dia movimentado. Fiscais e policiais flagraram uma área de exploração ilegal de madeira. No local havia um plano de manejo que foi suspenso. Dois caminhões que saíam da mata carregados com toras foram apreendidos. Numa área próxima à exploração ilegal, as equipes localizaram uma madeireira de grande porte. Dentro dos alojamentos dos trabalhadores foram encontradas armas, munição e animais silvestres abatidos. Cinco pessoas foram detidas e encaminhadas para a base da Polícia Federal para prestar depoimento. Uma delas tinha passagem pela polícia por roubo. Elas foram liberadas após prestar depoimento e pagar fiança.

O dono da área onde foi flagrada a exploração ilegal será autuado após verificação da quantidade de toras abatidas. Os motoristas e donos dos caminhões apreendidos foram multados. A grande quantidade de madeira estocada do pátio da madeireira chamou a atenção dos fiscais do Ibama. Os responsáveis não apresentaram nenhum documento que comprovasse a origem legal dos estoques. Eles fizeram levantamento do saldo da empresa junto à Secretaria de Meio Ambiente do estado para comparar as espécies e quantidades declaradas com o que foi encontrado na empresa. Há suspeita de que haja muita madeira sem origem legal. Se comprovada a ilegalidade, a madeireira será multada por ter em depósito madeira irregular. Outros autos de infração serão lavrados por porte de motosserra sem licença e abate de animais silvestres - um veado e duas pacas.

Mais prisões - Em Alta Floresta, município localizado no extremo norte do estado, também houve prisões. Três pessoas foram encaminhadas à Delegacia de Polícia, na quarta, por prática de garimpo clandestino. Uma delas permanece detida. O Ibama aplicou três Autos de Infração por falta de licença, causar degradação ambiental e uso de motosserra sem licença.

As equipes da Arco de Fogo que vasculham a região de Alta Floresta concentram os esforços nas vistorias de madeireiras. Já são 16 empresas vistoriadas. Seis delas foram autuadas. Duas delas, que estavam lacradas pelo Ibama, foram desembargadas por decisão judicial. Em outras duas madeireiras, os fiscais mediram de novo o estoque de madeira em tora apreendida de acordo com orientação conjunta Ibama e Secretaria do Meio Ambiente do Mato Grosso de descontar a casca e o oco das toras. Segundo os técnicos do Ibama, a diferença foi mínima e não vai alterar significativamente o valor das autuações.
Ascom/Ibama

 
 
Fonte: Ibama
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.