Mundo
 
 
 

Fiscalização apreende quase 200 kg de Pirarucu no defeso em Santarém

Santarém (16/04/2008) - Em operação realizada nesta manhã, fiscais do Ibama em Santarém, no oeste do Pará, apreenderam aproximadamente 200 quilos de Pirarucu (Arapaima gigas) fresco, no Mercadão 2000, próximo ao prédio do instituto. A equipe percorreu os boxes de comércio de pescados, encontrando mantas de Pirarucu em vários deles. As mantas estavam acondicionadas em isopores e sacos, escondidas debaixo de peixes de outras espécies que não estão no período do defeso.O administrador do Mercadão 2000 será notificado pelos fiscais e deve comparecer ao Ibama para prestar esclarecimentos e apresentar os nomes dos responsáveis pelos estabelecimentos onde o pescado irregular foi encontrado, para que os mesmos sejam autuados. Os pescados apreendidos foram doados para o 4º Grupamento de Bombeiros Militares, em Santarém.

Segundo o chefe substituto da Fiscalização do Ibama em Santarém, Vanderlei Santos, que coordenou a ação, além do desrespeito ao defeso, “chega a ser uma covardia os pescadores capturarem Pirarucus tão pequenos, de até 50 centímetros, quando os exemplares adultos da espécie chegam a mais de dois metros de comprimento”. O defeso do Pirarucu começou no dia 1º de dezembro e prossegue até o dia 31 de maio, até esta data, a pesca, o transporte e o comércio da espécie estão proibidos.

O respeito ao defeso é crucial para a conservação dos estoques pesqueiros da bacia Amazônica. A pesca no período da proibição contribui para a diminuição da população da espécie protegida, e consequentemente para o aumento do preço do pescado devido à escassez. O consumidor tem um papel muito importante, pois não consumindo as espécies que estão no defeso, ajuda a diminuir a pressão da atividade pesqueira, auxiliando a conservação da biodiversidade, além de garantir que o seu peixe favorito estará presente na sua mesa na época permitida.
Christian Dietrich
Ascom/Ibama/Santarém

+ Mais

Fiscalização no Porto de Santarém é concluída

Belém (14/04/08) - Resultou em mais de R$294 mil a multa aplicada às cinco empresas que forneceram madeira nobre para exportação no Porto de Santarém, no último 27.

A operação “Made in Brazil”, iniciada pelo Ibama, no dia 26 do mês passado impediu que um navio espanhol, rumo à Espanha, Portugal e Holanda, embarcasse com cerca 1,5 mil m³ de madeira ilegal de espécies como maçaranduba, jatobá, angelim e ipê.

De acordo com o chefe da fiscalização do Ibama de Santarém, Marcus Bistene, a irregularidade estava na falta de comprovação da origem da madeira por parte dos proprietários. “Fora isso, há divergências entre as informações contidas na Guia Florestal e das espécies que apresentaram”, afirma Marcus.

A ação faz parte da campanha nacional Guardiões da Amazônia de combate ao desmatamento, extração seletiva, transporte, e comércio ilegais de madeira, no âmbito do Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia (PPCDAM). Santarém se localiza a Oeste do Pará, cerca de 500 km da capital Belém.
Luciana Almeida

 
 
Fonte: Ibama
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.