Mundo
 
 
 

Fiscalização vistoria madeireiras em Santa Maria

Porto Alegre (11/04/2008) - De um total de 24 empresas que fazem parte do comércio madeireiro em Santa Maria e que estão sendo fiscalizadas pelo escritório do Ibama naquela cidade, cinco já foram vistoriadas.Segundo o chefe do Esreg, analista ambiental Tarso Isaia, a análise documental completa (notas de compra e venda, Atpf’s e Documento de Origem Florestal) “demanda muito tempo do pessoal envolvido. Não dá para deixar “furo”, explica.

Destas cinco empresas, duas foram autuadas (totalizando cerca de R$ 15 mil reais em multas) e foram apreendidos, até agora, 41m³ de madeira que apresentavam irregularidades na documentação. “Este montante foi recolhido com a ajuda da 3ª Divisão de Exército, que nos cedeu um caminhão e oito soldados, além do local para depositarmos a madeira apreendida”, diz Tarso.

“E na próxima semana, na segunda-feira será autuada outra empresa (a terceira das cinco já vistoriadas). Na operação serão apreendidos mais 96 m³ de madeira obtida de forma irregular. Esta madeira também será depositada no local indicado pela 3ª DE (em um galpão, no Campo de Instrução de Santa Maria) e contaremos, novamente, com o caminhão e soldados do Exército”. E embora quatro servidores estejam em ações de fiscalização em outros Estados participando da Operação Guardiões da Amzônia (e um quinto se juntará à eles nos próximos dias), o Esreg deve continuar as vistorias nas outras 19 empresas.

Tarso acredita este trabalho de fiscalização “nas pontas” é uma face importante para combater o consumo irregular de madeiras tropicais, “contribuindo para reduzir o problema lá na Amazônia”, argumenta.
Maria Helen Annes
Ascom/Ibama/RS
Foto: Heitor Peretti

+ Mais

Fiscalização de Marabá impede transporte de madeira ilegal para o mercado externo

Belém (11/04/08) - Foram apreendidos em Itupiranga, a 424 km de Belém e a 30 km de Marabá, sudeste paraense, ainda há pouco, 1,5 mil m³ de madeira em lotes de Ipê, Tauari, Maçaranduba e Cedro sem origem legal. Fiscais do Ibama de Marabá, com o apoio da Polícia Federal, lacraram também a madeireira responsável pela irregularidade.

De acordo com a chefe da Fiscalização do Ibama em Marabá, Célia Cavalcanti, a autuação resultou em multa de R$ 170 mil. Ela conta ainda que, no pátio da empresa vistoriada, também foram lacradas 50 máquinas utilizadas na serraria: serra-fitas, tratores skiders, assim como os caminhões que estavam carregados.

A carga estava no pátio da serraria e seria levada de caminhão até Belém. “Da capital, seguiria, provavelmente, para o mercado externo, como Rio de Janeiro, São Paulo e, possivelmente, para o exterior”, afirma Célia.

Ainda de acordo com a chefe da Dicof, as madeiras ficarão sob a responsabilidade do Exército de Marabá e poderão ser utilizadas para confecção de alojamentos e equipamentos militares.
Luciana Almeida
Ibama/PA

 
 
Fonte: Ibama
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.