Mundo
 
 
 

Operação Mata Livre desarma caçadores

Vitória (09/05/2008) - A Operação Mata Livre do Ibama, realizada com o apoio da Polícia Ambiental e Polícia Federal cumpriu ontem nove mandatos de busca e apreensão em Linhares, Vila Valério e Regência no estado do Espírito Santo com o intuito de coibir a caça e o comércio de animais silvestres.
O balanço desta ação foi um verdadeiro desarmamento dos caçadores da região, 36 armas foram apreendidas, além de carne de caça, um quati abatido inclusive, e dois pássaros silvestres. A prisão de três indivíduos foi decretada por posse ilegal de arma e caça predatória.

Os autos foram lavrados no DPJ de Linhares, inclusive um dos detidos era funcionário público estadual de cargo comissionado. No auto de infração do servidor estavam os delitos de ter depósito de animais silvestres abatidos, possuir armamento, sem a devida autorização, e ainda pesava a acusação de ser armeiro, ou seja, fornecia e consertava as armas dos caçadores que estavam irregulares na região.

A caça predatória de animais silvestres é crime grave, segundo a lei de crimes ambientais nº 9.605 de fevereiro de 1998. A pena pode variar de reclusão de um a três anos e multa, podendo ser aumentada dependendo das qualificações da ação criminosa. A Operação Mata Livre vai continuar nos próximos dias.
Cultura X Criadouros:

Para o chefe da Reserva Biológica de Sooretama, Éliton Lima, este tipo de crime só acontece porque existe a cultura em toda sociedade, e não apenas nas classes mais humildes, do consumo de carne de animais silvestres. Mesmo autoridades e empresários, que possuem condições financeiras, são consumidores deste tipo de carne e fomentam o comércio ilegal.

No estado existem cinco criadouros autorizados pelo Ibama para comercializarem carnes de animais considerados exóticos e silvestres. Para tanto, este criador teve que cumprir uma série de exigências do órgão, inclusive em relação a higiene do estabelecimento.
O interessado neste tipo de criação deve procurar o Núcleo de Fauna do Ibama. Os critérios de registro para criadouros varia de acordo com a espécie do animal e o intuito do proprietário do estabelecimento, para que prováveis impactos ambientais sejam mitigados.
Luciana Carvalho
Ascom/Ibama/ES

 
 
Fonte: Ibama
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.