Mundo
 
 
 

Ibama faz operação para apreender anilhas adulteradas

Brasília (14/05/08) - A fiscalização do Ibama está realizando uma operação para apreender criadores amadores de pássaros canoros que estão violando as anilhas de identificação dos animais. A vistoria está sendo realizada através de pendências no cadastro do Sistema de Cadastro de Criadores Amadores de Passiformes do Ibama. (Sipass)

A operação apreendeu 20 pássaros silvestres em Guarapari na tarde de ontrem (13). Os animais estavam em condições precárias e com as anilhas de identificação rompidas. O dono do cativeiro foi autuado em R$ 10 mil e vai responder a processo por manutenção indevida de pássaros silvestres canoros. Entre os pássaros apreendidos estavam canários da terra, trinca ferros, sanhaços e curiós.

Anilha é uma identificação feita pelo Ibama para indicar quais são os pássaros legalizados no sistema e é colocada na pata do animal quando ele ainda é filhote. De acordo com os fiscais responsáveis pela operação criadores estão pegando anilhas para os filhotes, mas estão sendo utilizadas nos pássaros já adultos para fraudar a legalização da manutenção do animal em cativeiro.

Além de crime ambiental grave, o responsável pelos passarinhos cuja anilha está adulterada ou rompida responde a crime de falsidade ideológica na Polícia Federal. No primeiro dia de Operação, no mês de abril, uma apreensão ocorreu em Linhares e 11 pássaros foram apreendidos, dez canários e um coleiro.

Para que a anilha entre na pata do pássaro, já em fase adulta, ela é rompida ou é forçada causando danos a integridade física do animal. Os animais serão encaminhados para o Cereias. Esta operação vai continuar nos próximos dias e pretende atender às denúncias realizadas pela Linha Verde e verificar a criação de diversos criadores de passiformes no Espírito Santo.

Luciana Carvalho
Ascom/ES

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.