Mundo
 
 
 

Operação do Ibama apreende 39 toneladas de sardinha pescadas no Defeso da espécie

Itajaí/SC (23/06/08) - Operação ‘Sardinha Fora da Lata’ do Ibama apreendeu, na última quinta-feira, 39 toneladas de sardinha-verdadeira (Sardinella brasiliensis) em Itajaí, maior pólo pesqueiro industrial do país, localizado no litoral norte do estado de Santa Catarina, a 80 quilômetros de Florianópolis. Ao todo, foram aplicados 450 mil reais em multas.

O produto, considerado ilegal por que os peixes foram capturados durante o primeiro dia do período de defeso da espécie, foi apreendido durante o desembarque no porto. Duas embarcações tiveram suas cargas recolhidas - Marília I e Carlos Francisco I. Os fiscais monitoram, em sistema de plantão, as embarcações pelo PREPS - sistema que rastreia as embarcações por satélite-, e podem afirmar quando esses barcos realizam os lances de pesca. A partir daí, monitoram sua chegada nos portos catarinenses e podem abordar esses barcos assim que atracam no porto.

Segundo o chefe do Escritório Regional de Itajaí, Márcio Burgonovo, “algumas embarcações que estavam na mira dos fiscais se dirigiram para o Porto de Santos para fugir da fiscalização”. Burgonovo avisa, porém, que equipes do Ibama nos Portos da região sul e sudeste já foram informadas a fim de agir para coibir efetivamente a prática desse ilícito.

A operação Sardinha Fora da Lata é conduzida pela equipe de fiscalização do Escritório Regional do Ibama em Itajaí e pretende continuar a monitorar cerca de 99 embarcações da frota de traineiras que pescam sardinha no litoral catarinense até o dia 06 de agosto quando termina o defeso desta espécie. A ação tem o apoio do Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Sudeste e Sul (Cepsul) que nos cede as instalações e embarcação para a fiscalização.

Todo o pescado apreendido foi doado para instituições filantrópicas da região. As pessoas fizeram fila para levar sacos com a sardinha, que foi distribuída para populações carentes nas comunidades de Itajaí e municípios vizinhos.
Kezia Macedo - Ascom Fiscalização Ibama
Fonte: Esreg Ibama Itajaí

+ Mais

Operação Impacto Profundo resgata 30 quilos de lagostas em alto mar

Vitória (20/06/08) - A Operação do Ibama Impacto Profundo realizou, com o apoio do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema), mais uma etapa da fiscalização no período de defeso do Robalo e contra a pesca predatória da lagosta, só que desta vez com ações no mar. A operação foi realizada em alto mar, no município de Guarapari, com o barco cedido pelo Iema. Foram resgatados 30 quilos de lagostas abaixo do tamanho permitido para o comércio em uma rede caçoeira de 1500 metros.

A pesca utilizando este tipo de rede é considerada predatória, pois este petrecho recolhe do mar lagostas muito pequenas assim como qualquer outro tipo e vida marinha que acaba sendo descartada pelos pescadores.

As lagostas, encontradas na embarcação, ainda estavam com vida e foram devolvidas ao mar, a rede foi apreendida pelos fiscais e a embarcação multada. A Operação Impacto Profundo vai continuar nos próximos meses em toda costa do Espírito Santo.

Para o Coordenador da operação, José Ronaldo Pinheiro Costa, o apoio do Iema foi fundamental para o sucesso de mais esta etapa da fiscalização pois as lagostas puderam ser devolvidas à natureza.
Luciana Carvalho

+ Mais

Ibama fiscaliza a pesca ilegal do pirarucu no Acre

Cruzeiro do Sul/AC (17/06/08) - Durante o último fim de semana, o Ibama e a Polícia Militar apreenderam, no Rio Juruá, município de Cruzeiro do Sul, noroeste do estado do Acre, 210 quilos de pirarucu e 70 quilos de carne de tatu, macaco, veado e paca.O que chamou a atenção dos fiscais e policiais foi que o pirarucu era contrabandeado do estado do Amazonas para ser comercializado no Acre. A pesca do pirarucu é proibida durante todo o ano no estado do Amazonas. No entanto, no Acre, de junho a novembro era liberado. Isso dificultava a fiscalização do Ibama, pois a grande parte do pirarucu comercializado aqui no Acre provém do Amazonas.

“Era uma forma que os pescadores de pirarucu do Amazonas usavam para ‘esquentar’ o peixe pescado de forma irregular, observa Márcio Venício de Oliveira Lima, chefe do Escritório Regional de Cruzeiro do Sul. Porém, o Ibama publicou a Instrução Normativa 01/08, que proíbe a pesca do pirarucu também no Acre. “Agora,com a pesca, o transporte e a comercialização do pirarucu proibidos nos dois estados durante todo o ano, o repovoamento dos lagos da região fica garantido”, completa Márcio Venício.

A carne de animais silvestres é muito consumida na cidade de Cruzeiro do Sul. O tráfico e o comércio desses animais são rigorosamente combatidos pelo Ibama em diversas operações. O pescado e a carne de animais silvestres foram doados a instituições como a Associação dos Parentes e Amigos dos Dependentes Químicos (APADEQ), Lar dos Vicentinos e Abrigo Lar Novo dia.
Kezia Macedo - Ascom Fiscalização Ibama
Fonte: Esreg Cruzeiro do Sul/AC

 
 
Fonte: Ibama
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.