Mundo
 
 
 

Operação da PF no Rio prende quatro pessoas e apreende 400 pássaros

28 de Junho de 2008 - Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - A Polícia Federal (PF) realizou hoje (28) uma das maiores apreensões de pássaros este ano no estado do Rio. No total, foram resgatadas 400 aves, algumas em risco de extinção, em duas ações distintas.

No norte do estado, no município de Carmo, na BR-116, os policiais encontraram 270 pássaros que eram transportados no bagageiro de um ônibus que vinha da Bahia. Os animais estavam acondicionados em caixas fechadas, o que resultou na morte de diversos espécimes.

No sul do Rio de Janeiro, no município de Itaguaí, na BR-101, outra operação da PF resultou no resgate de 130 pássaros que eram levados dentro do porta-malas de um automóvel.

Entre as espécies, estavam 107 trinca-ferro (dos quais mais de dez morreram), 150 pichanções (ameaçados de extinção) e 15 corrupiões. Os pássaros seriam vendidos em feiras livres, uma delas no município de Duque de Caxias.

As apreensões foram feitas por agentes da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico (Delemaph) e foram acompanhadas pelo delegado Alexandre Carvalheira.

Quatro pessoas foram presas, incluindo um cabo da Polícia Militar lotado no 16o Batalhão de Olaria. De acordo com o delegado, eles poderão continuar presos por receptação.

Segundo Carvalheira, 80% dos pássaros já foram soltos na Reserva Biológica do Tinguá, na Baixada Fluminense, e os demais, por não terem presença no estado, foram entregues ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para serem devolvidos aos seus locais de origem.

O policial chama a atenção para a participação de motoristas de ônibus no esquema de tráfico de animais. “Freqüentemente os motoristas participam, pois é difícil imaginar que eles não saibam - pelo tamanho, o cheiro e o barulho da carga – que se tratam de pássaros”, disse o delegado.

+ Mais

Ibama apreende 250 metros cúbicos de madeira em Mato Grosso

3 de Julho de 2008 - Da Agência Brasil - Brasília - O Instituto Brasileiro do meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu dez caminhões, dois tratores e 250 metros cúbicos de madeira em tora, na operação Arco de Fogo, realizada em Sinop (MT) nesta terça-feira (1), com o apoio da Polícia Federal e da Força Nacional de Segurança.

Segundo o coordenador das equipes do Ibama na operação, Evandro Selva, só depois da medição da área devastada e dos danos ambientais será possível calcular a multa a ser aplicada.

“As investigações vão continuar até que os responsáveis pelo crime ambiental sejam identificados”, disse.

De acordo com Evandro Selva, o local de extração seletiva de madeira foi identificado no município de Vera por imagens do satélite japonês Advanced Land Observing Satellite (Alos) e por levantamento prévio de informações.

O Ibama avaliou os 250 metros cúbicos de madeira apreendida em R$ 50 mil.

Ao todo 15 pessoas foram presas pela Polícia Federal na operação.

 
 

Fonte: Agência Brasil

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.