Mundo
 
 
 

Guardiões da Amazônia apreendem mais de 400 cabeças de gado em Altamira/PA

Belém (09/07/08) - Fiscais do Ibama apreenderam 417 cabeças de gado que estavam em dois frigoríficos, ontem à tarde, em Altamira, no Pará. As multas aplicadas somam R$ 82,7 mil por falta de licença de operação e do registro no Cadastro Técnico Federal do Ibama das duas empresas.

De acordo com o coordenador da operação Guardiões da Amazônia, Alessandro Queiroz, os proprietários dos dois únicos frigoríficos da cidade, estavam atuando na área sem preocupação com os riscos ambientais. “Tanto é que os dejetos dos matadouros estavam sendo despejados em uma lagoa com uma nascente nas proximidades”, afirma Queiroz.

Ainda segundo Alessandro, um dos frigoríficos estava com a licença de operação vencida e ambos fizeram o pedido de renovação fora do prazo estabelecido pelo órgão ambiental responsável.

Quanto aos gados, estão sendo transferidos, hoje, dos matadouros para os currais dos lotes dos proprietários. As empresas estão lacradas e só poderão voltar a funcionar caso consigam se regularizar, no prazo e nas condições estabelecidas pela legislação ambiental vigente.
Luciana Almeida
Ascom/Ibama/PA

+ Mais

Guardiões da Amazônia embarga laticínio em Vitória do Xingu, no Pará

Belém (09/07/08) - Na manhã de hoje, um laticínio foi embargado e multado em R$ 51,8 mil por falta de registro no Cadastro Técnico Federal (CTF) do Ibama e de licença de operação no município de Vitória do Xingu, centro-oeste paraense.

De acordo com o coordenador da Operação Guardiões da Amazônia, Alessandro Queiroz, a indústria estava atuando no município há dois anos sem licença de operação. “Funcionar sem licença é um risco para o meio ambiente. Por isso, indústrias alimentícias como esta que produz iogurte, leite e derivados também precisam estar licenciadas. E o nosso trabalho é o de fiscalizar para proteger e evitar danos posteriores”, afirma Queiroz.

A indústria tem o prazo de vinte dias para apresentar a defesa e já pode providenciar sua regularização junto ao órgão ambiental responsável.
Luciana Almeida
Ascom/Ibama/PA

+ Mais

Guardiões da Amazônia embarga dois frigoríficos ilegais de Altamira, no Pará

Belém (08/07/08) - Na tarde de hoje, fiscais do Ibama embargaram dois frigoríficos que estavam funcionando sem licença de operação e sem registro no Cadastro Técnico Federal (CTF), no município de Altamira, centro-oeste do Pará.

A equipe da operação Guardiões da Amazônia esteve no local hoje de manhã e durante a vistoria nos dois frigoríficos, constatou as irregularidades. Os proprietários dos matadouros foram notificados e autuados. Os valores das multas serão contabilizados até o final do dia.

De acordo com o coordenador da operação, Alessandro Queiroz, não foi possível prolongar por mais tempo o prazo dado nas notificações, visto que um dos frigoríficos estava despejando, há muito tempo, dejetos dentro de uma lagoa com uma nascente das proximidades. “Assim sendo, determinei as equipes que procedessem com o embargo e autuação desta indústria, já que os danos ao meio ambiente já estavam em um nível extremamente avançado”, afirma Queiroz.

Ainda segundo o coordenador, o outro frigorífico está com a licença de operação invalidada e a infração também resultará em multa. “Isso porque os proprietários solicitaram a renovação em prazo não condizente com as condicionantes estipuladas pelo órgão ambiental estadual”, conclui.
Luciana Almeida
Ascom/Ibama/PA

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.