Mundo
 
 
 

Ibama/GO realiza Operação Nêmeses no Pará

Goiânia (07/10/08) - A fiscalização do Ibama-GO, sob a coordenação do chefe da Divisão de Gestão e Proteção Ambiental - DGPA, Pedro Alberto Bignelli, dando continuidade aos trabalhos de combate a ilícitos ambientais, como desmatamento, queimadas, comércio ilegal de produtos e subprodutos florestais e rede de tráfico de animais na Amazônia, e cumprindo mais um rodízio de equipes de fiscalização, dentro da Campanha Guardiões da Amazônia, realizou a Operação Nêmeses, no estado do Pará, mais precisamente na região de Novo Progresso, no período de 20 de agosto a 19 de setembro último.

Os números desta operação apontam para a necessidade de uma fiscalização contínua e efetiva dos órgãos ambientais, tal como o Ibama busca implementar com a utilização de Divisões de Fiscalização estaduais completas, agindo em bloco nos principais focos de desmatamento, conforme apontam os dados dos Programas DETER e PRODES do INPE. No decorrer da Operação Nêmeses I cerca de 20 agentes percorriam uma média de 1.362 km diários em 08 viaturas, apoiados por uma aeronave, deparando e autuando todo tipo de infração ambiental.

No período foram lavrados 174 Autos de Infração, em 149 propriedades particulares, totalizando R$ 58.059.424,96 em multas aplicadas, referentes em sua maioria por: causar dano direto por desmatamento em Unidade de Conservação Federal (Floresta Nacional do Jamanxim); desmatamento e ou queimada sem o devido licenciamento ambiental; usar fogo em área agropastoril e explorar e transportar madeiras sem a devida autorização do órgão ambiental competente.

A fiscalização em 14 serrarias resultou em multa para todas e o embargo da atividade de 09 delas. Houve a apreensão de 6.156,37 m³ de toras e 4.411,98 m³ de madeira serrada, especialmente das essências ipê e jatobá.

Os municípios objeto desta operação de fiscalização pelos agentes da Supes-GO foram: Novo Progresso-PA, Trairão-PA, Itaituba-PA e Altamira-PA, dois deles inclusos na lista dos 36 municípios com maior índice de desmatamento na Amazônia.

As Operações deste cunho, feitas em bloco e continuamente, deverão se estender até o efetivo controle dos desmatamentos e demais ilícitos ambientais dentro dos municípios considerados críticos pela Diretoria de Proteção do Ibama. A equipe de fiscalização do Ibama-GO nesta Operação, parte do Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento da Amazônia – PPCDAM, ficou alojada na Base Operativa de Novo Progresso - PA e contou com a parceria do 53º Batalhão de Infantaria de Selva de Itaituba-PA e do 3º Batalhão de Polícia Militar de Santarém-PA. A coordenação logística da base operativa de Novo Progresso está sob a responsabilidade da Gerencia Executiva do Ibama em Santarém.
Mirza Nóbrega
Ascom Ibama/GO
Fotos: Ibama/GO

 
 

Fonte:Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.