Mundo
 
 
 

Combate ao tráfico de aves leva quatro à prisão em Roraima

Boa Vista (14/10/2008) - Como parte de uma ação em nível nacional, entre sete e nove de outubro, foi desencadeada pelo Ibama a “Operação SISPASS Legal”, com o objetivo de combater o tráfico de aves silvestres nativas do Brasil.

Em Roraima, a operação foi coordenada pela Divisão de Fiscalização do órgão e desenvolvida em parceria com Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres e com a Polícia Federal. Foram realizadas vistorias em 24 criadouros amadores de pássaros, tidos tecnicamente como “criador amadorista de passeriformes”, o que envolve cidadãos que apenas desejam manter aves silvestres autorizadas para criação doméstica. Entretanto, essa categoria de criadores vem sendo desvirtuada e acaba servido para ampliar o tráfico de animais silvestres no país e para o exterior.

Buscando combater esses atos ilegais, foram rastreados os criadouros potencialmente fraudulentos, com os plantéis com irregularidades sendo apreendidos e seus responsáveis autuados por delito ambiental. Nos três dias de operações, as autuações somaram R$113.500,00, e foram apreendidas 96 aves silvestres que se encontravam cativas de forma irregular. Também foram apreendidos equipamentos de captura e de transporte de aves silvestres.

Segundo o chefe da Divisão de Fiscalização, o analista ambiental Benjamim Luz, a ação em conjunto com a Polícia Federal foi “extremamente importante”, pois resultou em quatro prisões em flagrante por crimes contra a Fauna, todos previstos na Lei Federal 9605/98, Artigo 29, cujos detidos estão sujeitos à pena de seis meses a um ano de detenção.
O recém inaugurado Centro de Triagem de Animais Silvestres - Cetas - foi importante na operação, encarregando-se de identificar as aves dos plantéis e de receber os animais para recuperação e guarda até sua destinação final.

O combate ao tráfico de animais silvestres é uma atribuição de vários órgãos federais e se considera que a questão é extremamente crítica, tanto no país quanto internacionalmente. Entretanto, Benjamin Luz acredita que “além da repressão direta, como este tipo de operação, é fundamental que a sociedade tome ciência que animais silvestres, de vida livre, em ambientes saudáveis, são mais que um sinal de qualidade de vida, são indicadores de uma sociedade com consciência sócio-ambiental”.
Benjamim da Luz , chefe da Divisão de Fiscalização do Ibama em Roraima
Taylor Nunes
Ascom/Ibama/RR

 
 

Fonte:Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.