Mundo
 
 
 

Operação São Francisco apreende pássaros no DF

Brasília (23/10/2008) – A Superintendência do Ibama no Distrito Federal por meio da Divisão de Controle e Fiscalização (Dicof), realiza a Operação São Francisco até a próxima quinta-feira, 30/10. O objetivo é diminuir o comércio e o tráfico ilegal de animais silvestres.

Durante a semana, as equipes da Dicof já fizeram 103 apreensões, somente de pássaros, nas cidades de Planaltina, Ceilândia e Samambaia. Dentre eles: papagaios, araras, pássaros-pretos, azulões, canários-da-terra, sábias, entre outros. Estes animais são levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde passam por análise física, readaptação e são, quando possível, soltos de volta à natureza.

O chefe da Dicof, Hugo Américo Schaedler, alertou que muitas pessoas que compram estes animais em feiras e lojas do ramo acham que estão livres de punições. Entretanto, pássaros sem anilha e sem notas fiscais são ilegais e é crime ambiental. “A multa é de R$500,00 por animal apreendido, chegando a R$5.000,00 em caso de espécies ameaçadas de extinção, como é o caso de todos os papagaios e araras. A participação da sociedade vai muito além da denúncia. Deve haver uma mudança na cultura, deixando de comprar animais sem origem comprovada”, disse.

Além disso, vale ressaltar que não é possível retirar um animal da natureza para que posteriormente o mesmo seja regularizado, devendo a procedência ser obrigatoriamente comprovada através de nota fiscal e anilha, aprovada pelo Ibama.

Quem possuir animais silvestres sem procedência legal pode fazer a entrega voluntária sem que haja aplicação de multa, no Cetas, que fica na Floresta Nacional de Brasília (Flona), na BR-070, km-1, Taguatinga-DF.
Jaqueline Grangeiro
Ascom/Ibama/DF
Foto: Supes/DF

 
 

Fonte:Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.