Mundo
 
 
 

Impacto Profundo apreende uma tonelada de lagosta e 27 mil metros de rede caçoeira no Ceará

Fortaleza (07/11/2008) - A Operação Impacto Profundo apreendeu mais três barcos no litoral oeste do Ceará a 45 milhas da Costa, na região de Camocim. Havia 15 pescadores a bordo das embarcações “Ivan Freitas”, ”Francisco Carlos” e “Marcos Junior” transportando uma tonelada de lagostas pescadas e 27 mil metros de rede caçoeira.

Eles foram autuados e o total da multa chegou a R$ 45 mil. A abordagem foi feita por dez fiscais do Ibama, com o apoio de seis policiais da Companhia Militar de Acaraú.

Uma das embarcações apreendidas é de ”Zé Costa” que possui 50 embarcações atuando na região de Aracaú e que teve recentemente um barco apreendido pelos fiscais do Ibama com 1.159 Kg de lagosta. Uma outra embarcação é do irmão dele que teve um de seus barcos apreendido anteontem. Os autos de infração estão pendentes de julgamento e os autuados têm direito a defesa.

O crustáceo será doado ainda hoje para mais de 10 instituições de caridade.
Mariângela Bampi
Ascom/Ibama/CE
Fotos: Rolfran Cacho Ribeiro

+ Mais

Impacto Profundo em Pernambuco apreende 127 kg de lagosta

Recife (12/11/2008) - Durante a operação Impacto Profundo em Pernambuco, fiscais do Ibama apreenderam, ontem (11), na ilha de Itamaracá, Região Metropolitana do Recife, 127 quilos de lagosta pescada de forma irregular. Com o crustáceo, também foram encontrados 48 redes de caçoeira, cordas e outros petrechos proibidos de pesca. O material é considerado de alto potencial predatório, por não ser seletivo e arrastar todo tipo de fruto do mar, inclusive em fases não desenvolvidas.

Quatro pescadores que estavam a bordo da embarcação “Amaury”, com registro de Acaú – PB, foram detidos. Romildo Soares da Silva, José Ozeni da Silva, Marco Antônio de Souza e Antônio Sebastião Gomes Neto foram levados para a sede da Polícia Federal em Recife e autuados em flagrante. Eles devem responder processo por crime ambiental em liberdade, após pagamento de fiança. As multas aplicadas somam R$ 10 mil. Os autos de infração estão pendentes de julgamento e os autuados tem direito a defesa.

A lagosta apreendida foi doada a uma instituição social, que atende creches de comunidades carentes do Grande Recife.

A operação Impacto Profundo, que vem sendo realizada entre os estados do Pará até o Espírito Santo, já apreendeu cerca de 300 kg de lagosta em quatro embarcações no litoral de Pernambuco.
Suzy Anne Rodrigues
Ascom/Ibama/PE

+ Mais

Impacto Profundo muda a rota e surpreende pescadores no Ceará

Fortaleza (12/11/2008) - Desde as 6h da manhã de ontem (11) dez fiscais da Superintendência do Ibama no Ceará juntamente com dois fiscais do Distrito Federal e seis Policiais Militares estão percorrendo 150Km da costa do litoral cearense. Desta vez o litoral leste saindo do Rio Grande do Norte - Grossos até Morro Branco, passando por Tibau, Icapuí, Fortim e Beberibe.

Apreenderam dois barcos, “Água Viva” e “Maria Íris II” que pescavam peixe e lagosta com compressor. Segundo a Instrução Normativa que regulamenta a pesca, é proibida a captura de lagostas por meio de mergulho de qualquer natureza. Já a pesca de peixes por mergulho só é permitida para pessoas devidamente registradas na categoria esportiva.

Eles estavam a 25 milhas náuticas da costa com 80 Kg de lagosta e 200 Kg de peixes que foram apreendidos. No momento da abordagem os fiscais apreendem o rádio, impossibilitando a comunicação com outros barcos, o GPS , interdita o barco e identifica os pescadores envolvidos no crime. Eles fatalmente perderão o seguro desemprego a que têm direito no período de defeso da lagosta, que compreende os meses de dezembro a maio. Para o dono da embarcação cabe multa que varia de 6 a 10 mil reais. Além da autuação é comunicado o crime ambiental ao Ministério Público Federal para ação penal.

A Operação Impacto Profundo abrange os estados do Amapá até o Espìrito Santo. Mas desde 15 de outubro a operação no estado do Ceará percorreu no litoral oeste cerca de 200 km de costa, indo de Trairi a Chaval (Fronteira com Piauí) e apreendeu 2.350Kg de lagosta, 82 mil metros de rede caçoeira, 12 embarcações 4 compressores. Desde o início do ano as apreensões somam mais de 5 toneladas de lagosta, 192 km de redes caçoeiras, 28 barcos e 9 compressores.

Um grande problema enfrentado pela fiscalização do Ibama são os barcos “clonados”, com apenas uma permissão da SEAP (Secretaria de Aqüicultura e Pesca) são utilizados vários barcos de mesmo tamanho, pintura e nome para burlar a fiscalização.
Mariângela Bampi
Ascom/Ibama/CE

 
 

Fonte:Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.