Mundo
 
 
 

Operação Águas do Juruá desmonta quadrilha de caça ilegal

Cruzeiro do Sul (26/02/2009) - Equipe de fiscais do Escritório do Ibama em Cruzeiro do Sul (AC) desmontou uma quadrilha que atuava com caça ilegal de animais silvestres no município de Ipixuna, durante a Operação Águas do Juruá. Foram apreendidos 315 quilos de carnes de veado, anta, paca e outros animais, sendo uma parte fresca e outra salgada.

Pouco mais de 100 quilos estavam na residência do responsável pelo comercio ilegal do produto, em Ipixuna, e o restante no igarapé próximo da cidade, onde cinco integrantes da quadrilha caçavam. Nesse igarapé, a fiscalização ainda flagrou dois moradores de Ipixuna com armas e cinco animais silvestres (macaco, quati, jacu, soco, nambu).

Tudo foi apreendido. A Operação Águas do Juruá iniciou no dia 6 de fevereiro e executou fiscalizações nos municípios amazonenses de Guajará e Ipixuna e em barreiras fluviais. A operação encerra-se amanhã com um saldo de R$ 170 mil em multas aplicadas.

O fiscal do Ibama Lisarbson Messias informa que, além dos 315 quilos de carne de animais silvestres, a fiscalização apreendeu também 15 jabutis, dez iaças e sete filhotes de jacarés, todos ainda vivos, 60 quilos de tambaqui e pirarucu, sete espingardas e munições. A carne e o pescado, segundo Messias, foram doados à Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Ipixuna. As iaças e os jacarés foram soltos imediatamente, já os jabutis por viverem na terra serão levados para uma área mais afastada para a soltura.

Novas ações estão sendo programadas pelo Ibama de Cruzeiro do Sul para este período final de defeso (até 15 de Março, por exemplo, no Amazonas é proibido pescar aruanã, sardinha, pacu, pírapitinga, mapará e matrinxã e no Acre, além desses peixes, também está suspensa a pesca de dourada, piraíba, caparari e jaraqui…). “Vamos intensificar a fiscalização agora para impedir que capturem o pescado proibido e, depois quando o defeso terminar, tragam os peixes para abastecer Cruzeiro do Sul”, afirma o chefe do Escritório Regional de Cruzeiro do Sul, Márcio Lima .
Ascom/Ibama
Foto: Ibama-Cruzeiro do Sul

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.