Mundo
 
 
 

PF cumpre 102 mandados de prisão contra traficantes de animais silvestres

11 de Março de 2009 - Cristiane Ribeiro - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - A Polícia Federal realiza desde o início da manhã de hoje (11) uma operação para desarticular uma quadrilha internacional de traficantes de animais silvestres para o exterior e para o comércio em feiras livres no Rio de Janeiro. Várias pessoas já foram detidas e estão sendo levadas para a Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro.

De acordo com nota divulgada pela Polícia Federal, estão mobilizados 450 agentes para cumprir 102 mandados de prisão e 140 de busca e apreensão no Pará, Maranhão, em Sergipe, na Bahia, em Minas Gerais, no Espírito Santo, em São Paulo, no Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

A operação foi batizada de Oxóssi em homenagem à divindade africana que representa o protetor dos animais e das matas. Agentes federais também buscam integrantes da quadrilha em Portugal, na Suíça e República Tcheca.

De acordo com a nota da Polícia Federal, as investigações da Operação Oxóssi começaram em janeiro do ano passado e apontam que os envolvidos chegavam a comercializar 500 mil animais por ano. Entre as espécies mais negociadas estão diversos tipos de aves, cobras, onças-pintadas, veados-mateiros e macacos-prego. No Rio de Janeiro, os animais eram vendidos nas feiras de Honório Gurgel e Areia Branca e em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Segundo a Polícia Federal, os envolvidos no esquema são acusados de crime ambiental, receptação, contrabando e formação de quadrilha.

Mais detalhes da Operação Oxóssi serão divulgados em entrevista coletiva marcada para as 11h na Superintendência da Polícia Federal no Rio.

+ Mais

PF prende mais de 70 pessoas por tráfico internacional de animais

11 de Março de 2009 - Isabela Vieira - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - A Polícia Federal prendeu hoje (11), no Rio, 72 pessoas, incluindo um estrangeiro, na Operação Oxóssi. Eles são ouvidos na superintendência da PF, no centro. Nos próximos dois dias, os agentes pretendem cumprir mais 26 mandados de prisão no estado. O objetivo da operação é desarticular uma rede de tráfico internacional de animais.

A operação mobiliza cerca de 450 agentes, que cumprem 102 mandados de prisão e 140 de busca e apreensão em oito estados, além do Rio.

De acordo com o Ministério Público Federal, a operação partiu de investigações sobre uma feira popular em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, apontada com um dos principais pontos de venda de animais silvestres no país. Os bichos também eram traficados para Portugal, Suécia e República Tcheca, onde também há procurados.

O delegado Alexandre Saraiva, responsável pelo caso, afirma que a operação prendeu caçadores, receptadores e comerciantes, que revendiam periquitos, papagaios, araras azuis, macacos e pequenos répteis. Grande parte, proveniente do Parque Nacional da Bocaina, em Paraty, Sul Fluminense, e da Reserva do Tinguá, em Nova Iguaçu, na baixada.

Segundo o MPF, grande parte dos suspeitos já cometeu crimes ambientais, sendo que alguns foram presos em flagrante. Eles devem responder por caça ilegal, com o agravante de que os animais, alguns em risco de extinção, foram retirados de áreas de conservação. Os envolvidos no esquema também podem ser acusados por maus-tratos, receptação e formação de quadrilha.

 
 

Fonte: Agência Brasil

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.