Mundo
 
 
 

Policiais apreendem 200 pássaros em feira livre na Baixada Fluminense

15 de Março de 2009 - Cristiane Ribeiro - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - Policiais militares do Batalhão Florestal apreenderam hoje (15) mais de 200 pássaros, a maioria silvestre, e 15 filhotes de cachorros na feira livre de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Duas pessoas foram levadas para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e autuadas por tráfico de animais e maus tratos.

A operação, que contou com o apoio da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), foi deflagrada em menos de uma semana da Operação Oxóssi, realizada pela Polícia Federal em nove estados e que somente no Rio de Janeiro prendeu 72 pessoas acusadas de tráfico internacional de animais silvestres.

Os pássaros apreendidos foram levados para a Fundação Rio Zoo e os cachorros devolvidos depois que os donos assinaram um termo de compromisso na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.

O presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Alerj, deputado André do PV, que acompanhou os policiais na feira de Caxias, enfatizou que operações como esta vão continuar sendo feitas, pois somente este ano, já foram recebidas mais de 400 denúncias de maus tratos de animais.

“Não podemos deixar que a nossa fauna seja dilapidada. Vimos animais amarrados, espremidos em gaiolas, alguns muito machucados. Também encontramos filhotes de cães de raça sendo vendidos sem nenhum tipo de autorização da prefeitura ou do estado”, afirmou o parlamentar.

Ele adiantou que no próximo mês vai convocar uma audiência pública na Alerj para tratar do assunto com mais rigor.

O deputado lembrou que no mês passado, a comissão acompanhou uma operação de policiais do Batalhão Florestal na Praça São Francisco Xavier, na Tijuca, onde 300 animais silvestres foram apreendidos e levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres e três pessoas foram encaminhadas para a 17ª Delegacia de Polícia (São Cristóvão). Os preços dos papagaios, jabutis, iguanas, sabiás, periquitos e calopsitas variavam de R$ 50 a R$ 400.

As denúncias sobre maus tratos de animais podem ser feitas pelo Disque Meio Ambiente (0800-2820230).

 
 

Fonte: Agência Brasil

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.