Mundo
 
 
 

Ibama/PA apreende 400 portas de castanheira que iriam para a Bahia

Belém (27/03/09) – Uma equipe do Ibama apreendeu na manhã de hoje, 400 portas e 350 caixilhos feitos de castanheira que iriam para o estado da Bahia, quando foram encontradas em três serrarias, no município de Jacundá, sudeste do Pará. Além dos produtos ilegais em depósito, duas das empresas não possuíam Licença de Operação expedida pelo órgão ambiental competente.

De acordo com o coordenador da operação, o analista ambiental do Ibama Norberto Souza, as duas empresas sem licença foram lacradas, tiveram suas atividades paralisadas e terão que pagar R$ 10 mil pela falta da licença. “Já a terceira empresa que tinha licença para operar, perdeu somente os produtos, porém, por também ter cometido ilícito ambiental, terá que pagar R$300 por cada metro cúbico de madeira apreendida e isso vale também para as duas outras que tinham as portas e castilhos nas serrarias”, afirma Norberto.

Os responsáveis pelas empresas responderão a processo criminal. As madeiras foram levadas para um depósito da Prefeitura Municipal de Jacundá, onde ficarã sob a guarda do órgão municipal até que o Ibama decida a destinação dos produtos.

Esses resultados são conseqüências das ações do Ibama em descobrir a atuação de empresas fantasmas em todo o estado. Só em Jacundá, num primeiro momento, foram detectadas três empresas fantasmas que acobertavam a saída de madeira ilegal de empresas clandestinas.

Proibição do corte, venda e transporte de castanheira

O corte, a venda e o transporte da castanheira é proibido em todo o país desde 1994, quando o decreto federal de nº 1282 foi instituído, e agora revogado pelo decreto 5.975/06, artigo 29. É importante que as pessoas saibam que comprar esse tipo de produto de origem ilegal também é crime, previsto na lei de crimes ambientais de nº 9.605/98.
Luciana Almeida
Ascom/Ibama/PA

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.