Mundo
 
 
 

Ibama apreende seis mil caranguejos na Paraíba

João Pessoa (01/04/2009) - No último final de semana, fiscais da Superintendência do Ibama na Paraíba apreenderam seis mil caranguejos-uçá na localidade de Santa Rita (PB). O chefe de operações de fiscalização, Jaime Pereira, informou que a apreensão ocorreu porque os animais foram capturados ainda no período do defeso da espécie, o último do ano, que vai até hoje. Grande parte dos caranguejos apreendidos eram fêmeas ovadas e muitos também estavam abaixo do tamanho para captura permitido pela Legislação Ambiental.

Não foram aplicadas multas porque os infratores fugiram do mercado público de Santa Rita. Os animais apreendidos foram soltos nos manguezais da Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo, onde também funciona o Centro de Triagem de Animais Silvestres - Cetas.

O Ibama/PB vem intensificando a cada ano a fiscalização do período de defeso para garantir a reprodução do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) pois tanto os pesquisadores quanto os pescadores que vivem da cata do caranguejo nos manguezais e estuários paraibanos são unânimes em afirmar que a espécie está desaparecendo gradualmente, devido à diminuição do seu habitat natural, os mangues, e ao desmatamento e poluição dos rios. Outro fator que agrava o problema é a carcinicultura, que ocupa grandes áreas dos manguezais na região e lança dejetos que poluem a água.

Pesquisas realizadas pela Universidade Federal da Paraíba demonstram uma queda na produção do caranguejo-uçá em mais de 500% em todo o litoral paraibano, o que deixa o animal passível de extinção no Estado. Pesquisadores, ambientalistas e pescadores sugerem que entre outras medidas, o período do defeso seja ampliado para seis meses, o que possibilitaria uma melhor recuperação da espécie.

O Núcleo de Educação Ambiental do Ibama/PB, também está realizando uma pesquisa e entrevistando os catadores de caranguejos em diversas localidades do litoral paraibano, com objetivo de realizar um diagnóstico socioeconômico e ambiental, para subsidiar as medidas que deverão ser tomadas para a preservação do caranguejo-uçá, pelo menos no Estado da Paraíba.
Guttemberg Melo
Ascom/Ibama/PB

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.