Mundo
 
 
 

Operação Caapora combate exploração ilegal em terra indígena no Pará

Belém (06/04/09) Na manhã de hoje, foi desencadeada a Operação Caapora no município de Nova Esperança do Piriá, nordeste do Pará, que fez vistoria em 13 serrarias que funcionavam ilegalmente na cidade. Foram apreendidos no local, computadores, armas, mais de 100 cartuchos de munição, madeira extraída de terra indígena que ainda está sendo medida pela equipe, além de um caminhão com 15 metros cúbicos de madeira que foi encontrado na estrada durante a chegada da equipe na cidade. A multa para o responsável foi de R$ 4,5 mil mais apreensão do veículo.

De acordo com o coordenador da Caapora, o fiscal do Ibama Alex Lacerda, em Nova Esperança do Piriá, onde só há terra indígena, não há nenhum plano de manejo aprovado. Segundo a Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605/98, a área não pode ser explorada. “Descobrimos na cidade, durante um de nossos sobrevôos de fiscalização, que havia 13 serrarias funcionando ilegalmente. Fomos ao local na manhã de hoje. Todas as serrarias foram embargadas e terão seu maquinário apreendido”, afirma Lacerda.

Sob coordenação do Ibama e parceria da Força Nacional de Segurança (FNS), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Fundação Nacional do Índio (FUNAI), que compõem um efetivo de 120 pessoas, a Operação Caapora, que, segundo as lendas amazônicas, é o “espírito protetor da floresta”, tem o objetivo de combater o comércio ilegal de madeira em terras indígenas e atuará no município por tempo indeterminado.
Luciana Almeida
Ascom/Ibama/PA

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.