Mundo
 
 
 

Operação do Ibama e PF estoura rinha de canários em Quixadá/CE

Fortaleza (20/04/2009)- Mais uma rinha foi desmanchada ontem pela ação conjunta do Ibama e da Polícia Federal no município de Quixadá, que fica cerca de 149 quilômetros de Fortaleza. Em aproximadamente 48 horas o chefe de fiscalização do Ibama e a Delegada da Delemaph (Delegacia Meio Ambiente e Patrimônio Histórico da Policia Federal) já tinham toda a operação armada após o Ibama receber a denuncia através da sua “Linha Verde” que informava exatamente onde e como iria acontecer o evento.

Na rinha foram apreendidos 70 canários da terra (Sicalis flaveola), além de diversos materiais utilizados nestes locais para a prática de torneios como por exemplo, duas balanças digitais de alta precisão, para pesagem dos canários, as quais servem para definir a categoria em que irão competir.

No Clube de Eventos, no centro da cidade, cerca de 100 pessoas estavam reunidas para fazer as apostas, que chegam a 30 mil reais. Por volta das 11:30h, uma equipe formada por 40 policiais federais e 7 analistas e fiscais do Ibama adentrou o local onde seria realizado mais um torneio de Rinha de Canários munidos de mandados de busca e apreensão.

O principal organizador da rinha residia ao lado do local do torneio, para facilitar a negociata e era também comerciante de pássaros silvestres. Ele teve sua residência e a de seu pai vistoriadas e em ambas foram encontradas mais 92 aves silvestres, a grande maioria canários, mantidas de forma ilegal. Ele foi autuado em flagrante, e foi constatado que ele já havia sido multado por transporte de animal silvestre sem licença do órgão competente. Seu registro no SISPASS foi suspenso, bem como os de mais 20 pessoas identificadas no local da rinha. Além da autuação pelo Ibama, as pessoas autuadas responderão na justiça por crime ambiental.

Foram lavrados 5 autos de infração no valor de 70 mil reais. O sucesso desta operação deve-se principalmente ao cidadão, que cumpre o seu papel quando cria coragem e exerce sua cidadania denunciando a ação criminosa. A denúncia é importante para a ação eficiente dos órgãos competentes. Quanto maior a quantidade de crimes denunciados, maior o benefício para a sociedade.
Denuncie: Linha Verde 0800618080
Mariangela Bampi
Ascom/CE

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.