Mundo
 
 
 

Fiscais de Breves impedem venda de preguiça e carne de caça ilegal

Belém (08/05/09) - Fiscais do Escritório Regional do Ibama em Breves/PA impediram, na sexta-feira passada, 01/05, a venda de uma preguiça viva e da carne de dois tatus e de um jacaré mortos na área urbana do município. O infrator foi autuado em R$ 2 mil pelo crime ambiental.

De acordo com o chefe do Escritório, Francisco Renó, o responsável pela caça dos animais disse que, por ser pobre, a caça é uma maneira de complementar a alimentação e a renda. ”Mas, provavelmente, ele iria vender tudo, pois a venda desses animais seria muito mais vantajosa do que, simplesmente, consumi-los”, diz Renó, que afirma que essa prática é comum em feriados e fins de semana, quando os infratores acreditam na falta de fiscalização na cidade.

Ainda segundo Renó, há muita demanda de carne de caça na região, principalmente por pessoas que migraram para a cidade, mas preservaram os hábitos alimentares de quando residiam em áreas florestais. “É necessário coibir essas práticas ilegais, mas ações preventivas voltadas para a educação ambiental é o que realmente pode reverter esse quadro”, garante.

Os animais mortos foram queimados e o bicho-preguiça foi solto em área de mata nativa da zona rural de Breves.
Luciana Almeida
Ascom Ibama/PA

+ Mais

Ibama apreende meia tonelada de camarão em supermercado de Vitória

Vitória (08/05/2009) Fiscais do Ibama e agentes da Polícia Ambiental Militar apreenderam, nesta manhã, meia tonelada de camarão sem procedência dos Supermercados Wall Mart de Vitória. A multa foi de R$ 60 mil.

Segundo o fiscal coordenador desta ação, Sebastião Garcia, o supermercado apresentou nota fiscal. Porém, o documento não é original e, de acordo com os fornecedores do camarão de Santa Catarina, não é original e teria sido emitido para uma empresa sediada em São Paulo.

Todo o camarão será doado nesta tarde para instituições de caridade cadastradas no Ibama. A doação acontecerá no pátio da Terceira Companhia Militar Ambiental, localizado em Tucum, no Município de Serra.

A empresa possui 20 dias para apresentar sua defesa junto ao Ibama. O supermercado também irá responder a processo criminal junto ao Ministério Público.

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.