Mundo
 
 
 

Operação prende 15 acusados de sonegação fiscal de madeira da Amazônia

11 de Maio de 2009 - Luana Lourenço - Repórter da Agência Brasil - Brasília - A Operação Cupim, desencadeada hoje (11) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público de Mato Grosso do Sul e pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) prendeu 15 pessoas acusadas de envolvimento em esquema de sonegação fiscal no transporte de madeira da Amazônia.

Os policiais também apreenderam documentos, computadores, notas fiscais adulteradas, carimbos falsos, cofres, armas e munições.

Entre os presos estão empresários e servidores públicos de Mato Grosso do Sul, que facilitavam o transporte e comercialização ilegal de madeiras ameaçadas de extinção, como peroba e castanheira. A madeira nobre era misturada nos caminhões a espécies de menor valor, como o pinus.

Além de facilitar a passagem dos carregamentos, os servidores públicos envolvidos são acusados de falsificar carimbos da Receita Estadual e duplicar notas fiscais.

De acordo com a PRF, uma mesma nota fiscal era emitida para até cinco carregamentos. Os caminhões utilizavam as rodovias de Mato Grosso do Sul para chegar aos mercados de São Paulo e do Paraná. Se um dos veículos fosse parado pela fiscalização, os demais eram orientados a interromper a viagem até a substituição da nota fiscal para evitar que a PRF descobrisse a duplicidade.

A fraude era executada pelo menos desde abril de 2008. A estimativa da PRF é que em um ano o esquema tenha movimentado mais de R$ 10 milhões. Cerca de 30 mil metros cúbicos de madeira foram desviados de forma ilegal.

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.