Mundo
 
 
 

Justiça determina embargo de 22 indústrias

 

Maceió (18/05/09) - O Ibama/AL embargou, na tarde desta quarta-feira, 13, duas indústrias do setor de cerâmicas nas cidades de Maragogi e Porto Calvo. A justiça determinou ainda que 22 das 25 indústrias do setor fossem fechadas em Alagoas devido a falta da licença ambiental para extração mineral.

Os empresários tinham solicitado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) ao Ministério Público, Ibama, Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), mas a 4ª Câmara Procuradores Federais do Meio Ambiente em Brasília determinou o fechamento.

O presidente da Federação da Indústria do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lima de Andrade informou que apenas três empresas conseguiram em tempo hábil a autorização de funcionamento.

“Há 40 anos as empresas funcionam e há algum tempo foi pedido a licença. As indústrias entregaram a documentação no prazo determinado, mas os órgãos competentes não liberaram a autorização de funcionamento até o momento. Com o fechamento das indústrias, cerca de 900 trabalhadores diretos ficarão sem emprego”, afirmou.

Os empresários irão ingressar na justiça com um mandado de segurança para pedir a reabertura das indústrias.
Taciana Amorim
Assessoria Gab.de Eventos - Ibama/AL

+ Mais

Fiscais do Ibama-GO flagram e multam infratores

Goiânia (18/05/2009) - Na última quinta-feira (14/05) durante a Operação Sudoeste I, na Barreira do Posto da PRF em Jataí-GO, BR 364, km 192, fiscais do Escritório Regional do IBAMA/GO de Rio Verde, sob a coordenação do chefe daquele escritório, Fernando Augusto Di Franco Ribeiro, apreenderam um caminhão bi-trem com 40 m³ de madeira serrada proveniente de Rondônia com Guia Florestal que não consta do Sistema nem da Secretaria de Meio Ambiente daquele estado e nem do DOF (Documento de Origem Florestal), indicando assim ser uma fraude. Tanto a carga quanto o veículo foram apreendidos e ficarão sob a guarda deste Instituto.

Nesta mesma operação já foram fiscalizados cerca de 200 caminhões de carga por se tratar de barreira específica para verificação de transporte de produtos florestais.

Em outra frente de trabalho, em fiscalização em assentamentos do INCRA, uma equipe de fiscalização lavrou multa no valor de 1 milhão contra o INCRA por falta de Licença Ambiental no Assentamento Água Fria, em Amaralina-GO, por degradação ambiental, multando também assentados em 30 mil reais.
Mirza Nóbrega
Ascom/Ibama-GO

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.