Mundo
 
 
 

Operação Blue Jeans fecha lavanderias de jeans no agreste de PE

Recife (22/05/09) – O Ibama concluiu na tarde de ontem (21/05) a primeira fase da “Operação Blue Jeans”, no município de Riacho das Almas, a 140 km de Recife. Treze lavanderias foram fechadas e uma pessoa foi presa por desrespeito à legislação ambiental. As multas chegaram a R$ 530 mil reais. Os autuados deverão responder a processo criminal e estão sujeitos a penas de até cinco anos de detenção.

A operação, realizada em conjunto com o Ministério Público Estadual, órgãos ambientais e a Polícia Militar de Pernambuco, teve por objetivo fiscalizar as empresas que fazem tingimento e lavagem de tecidos do tipo “jeans”. Além de não terem licenciamento ambiental, essas lavanderias utilizam diversos produtos químicos, entre eles alguns produtos controlados como amônia. Ao final das lavagens, esses resíduos eram descartados, sem nenhum tipo de tratamento, em córregos e rios da região. Em alguns casos, a água contaminada era despejada diretamente na rua.

Segundo o chefe da fiscalização do Ibama/PE, Leslie Tavares, as lavanderias são reincidentes nesse tipo de crime ambiental. Em 2007, assinaram um Termo de Ajuste de Conduta – TAC com o Ministério Público Estadual para regularizar a situação, mas o compromisso nunca foi cumprido. Tavares explicou que as lavanderias também utilizavam lenha proveniente da caatinga e de Mata Atlântica em suas caldeiras, sem qualquer tipo de autorização ou licença. Nos pátios das empresas, foram apreendidos 64 m3 de lenha, madeira suficiente para lotar três caminhões.

A “Operação Blue Jeans” vai continuar pelos próximos dias em Riacho das Almas, onde se acredita que existam pelo menos mais 12 empresas agindo irregularmente, e também em outras cidades da região, conhecidas como “Polo de Confecções do Agreste”.
Airton De Grande
Ascom Ibama/PE

+ Mais

Apreendidos caminhões além de tambores para marambaias no Ceará

Fortaleza (22/05/2009) A equipe de fiscalização do Ibama, juntamente com a Polícia Rodoviária Federal, apreendeu quatro caminhões de madeira que vinham do Pará em direção a Tianguá e dois em Fortaleza, municípios do ceará. O transporte estava sendo realizado com o Documento de Origem Florestal - DOF (guia de autorização) em desacordo com a quantidade que estava sendo realmente transportada. Os caminhões estão sendo mantidos na Secretaria da Fazenda do Estado e nos Quartéis do Exército.

Ainda nesta semana, um caminhão com 58 tambores de 200 litros cada, que seriam utilizados para fazer marambaias, método proibido de pesca de lagosta, também foi interceptado. Os tambores continham a inscrição “não reutilizar a embalagem”. A multa só será lavrada após emissão de laudo técnico para averiguação do risco potencial poluidor e tóxico da carga apreendida.
Mariângela Bampi
Ibama Ascom/CE

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.