Mundo
 
 
 

Ibama deflagra Operação Tainha para Todos, no sul de SC

Laguna (19/06/2009) –Desde segunda, dia 15, o Ibama com apoio da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina e do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade – ICMbio, através do Centro de Pesquisa e Gestão do Recursos Pesqueiros do Litoral Sudeste Sul – Cepsul, está executando a operação Tainha para Todos, no litoral sul do estado. Até o momento, foram apreedidos mais de 10 km de cabos de sustentação de redes de pesca, 725m de rede, 18 tarrafas, sete roldanas, três âncoras e 61,5 kg de peixe, os quais foram doados a instituições filantrópicas de Laguna.

A Norma que estabelece, critérios e padrões para o exercício da pesca e captura da tainha, prevê que no estado de Santa Catarina, as embarcações tipo traineira, com capacidade de carga acima de 10 toneladas – devidamente autorizadas - só podem pescar fora das cinco milhas náuticas. Já nas praias onde há pontos de pesca, a atividade está restrita a pescadores tradicionais, e apenas no período de 1º de maio a 30 de julho.

A operação está ocorrendo entre os municípios de Itajaí, no norte de Santa Catarina e Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul. O efetivo é de 45 pessoas, entre servidores do Ibama, do ICMBio e da Polícia Militar Ambiental, 13 viaturas do Ibama, três embarcações, sendo o navio de pesquisa Soloncy Moura, do Cepsul, um barco de abordagem a serviço do Ibama e uma lancha da PM, além do apoio da superintendência estadual do Ibama no Rio Grande do Sul, que colocou à disposição agentes ambientais federais do Escritório Regional – Esreg de Tramandaí e de Santa Maria. De Santa Catarina participam o Esreg de Joinville e de Laguna, bem como servidores da Supes-SC e do Cepsul.

Segundo o coordenador geral da operação, analista ambiental Carlos José Ribeiro da Silva: “esta ação visa garantir que os pescadores tradicionais que trabalham legalmente possam exercer sua atividade sem a interferência de petrechos proibidos, como, por exemplo, redes de espera sustentadas por cabos ligados a âncoras ou poitas.

A Tainha voltou a aparecer em áreas onde há mais de dez anos não aparecia. O analista ambiental Luís Fernando Rodrigues, chefe do Cepsul, julga precoce atribuir à nova lei essa abundância de pescado, tendo em vista que ela está em vigor há pouco tempo, contudo, pescadores dizem que com o afastamento das traineiras, a tainha voltou em bom número, proporcionando lanços de grande vulto.

A operação Tainha para Todos continuará até 30 de julho, em todo o litoral de Santa Catarina.
Badaró Ferrari
Ascom Ibama/SC

+ Mais

Operação Maremoto em Itajaí apreende 15 toneladas de tainha e 20 km de rede

Itajaí (18/06/2009) - A Fiscalização do Escritório Regional de Itajaí, em Santa Catarina, com o objetivo de atender ao defeso do camarão, à safra da tainha e ao defeso da sardinha neste ano de 2009, desencadeou a Operação Maremoto.

Até a presente data, a operação teve um saldo positivo, resultando em 20 autos de infração e 19 termos de apreensão, além da apreensão de 24 redes de arrasto de camarão, 42 portas de redes de arrasto, 13 embarcações, 1.307 kg de camarão sete barbas, 270 kg de camarão rosa, 200 kg de peixes diversos e 150.000 kg de tainha.

O Ibama recolheu também mais de 20 km de redes de espera (feiticeira) e três tartarugas, que foram encaminhadas ao Projeto Tamar.

As 150 toneladas de tainha foram apreendidas no barco Alexandre Magno V. A empresa responsável ficou como fiel depositária do pescado e recebeu multa no valor de R$ 3 milhões.

Até o momento, a Fiscalização do Esreg já contabilizou em aplicação de multas aos cofres da União, um montante de (três milhões seiscentos e oitenta mil e oitocentos e sessenta reais), R$ 3.680.860,00. A Operação Maremoto continua.
Ibama Esreg/Itajaí

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.