Mundo
 
 
 

Ação do Ibama autua criadores amadoristas em R$ 2,3 milhões no Vale do Paraíba

São Paulo (24/06/2009) – O Ibama em São Paulo realizou hoje ação contra o tráfico de animais silvestres no Vale do Paraíba/SP, onde foram autuados três criadores amadoristas em situação irregular: Marcelo Tamburgo Amaral, sua esposa, Simone Aparecida Alves Benitez Amaral e Flávio Donizeti Mancilha. Foram apreendidas 328 aves, das quais 230 são ameaçadas de extinção. O auto de infração totalizou R$ 2,3 milhões de reais.

De posse de um mandado de busca e apreensão, os agentes do Ibama, em parceria com a Polícia Federal e Ministério Público Estadual de Jacareí, se deslocaram até o local onde se encontravam os criadores amadoristas, quando houve correria dos autuados na tentativa de soltarem as aves para não serem pegos no flagrante do crime ambiental.

Esta é uma ação de repressão ao tráfico de animais silvestres feita a partir de um trabalho de inteligência realizado pelo Ibama, que identificou criadores amadoristas de passeriformes utilizando o Sispass (Sistema de Cadastro de Criadores Amadoristas de Passeriformes) para traficar animais em situação totalmente irregular. Eles utilizavam o sistema para transferir aves para criadores comerciais não autorizados pelo Ibama.

Os autuados foram encaminhados para a delegacia para prestar depoimento e responderão pelos crimes cometidos, de acordo com a legislação vigente. O código penal caracteriza inúmeros outros crimes, como falsificação de selo público, tentativa de impedir a fiscalização, formação de quadrilha, dentre outros que podem servir de base para enquadrar infratores. Os autuados ainda podem recorrer da multa aplicada.
Verbena Fé
Ascom Ibama/SP

+ Mais

Operação Embargo I apreende mais de meia tonelada de animais silvestres no Amazonas

Cruzeiro do Sul (26/06/2009) - O Escritório Regional do Ibama de Cruzeiro do Sul no estado do Acre, em parceria com o 61º Batalhão de Infantaria e Selva e Polícia Federal, deflagrou as Operações Embargo I e Envira I, no Rio Boa fé, nos municípios de Guajará e Ipixuna, no estado do Amazonas.

Foram aprendidos quatrocentos e vinte quilos de carne de animais silvestres das espécies paca, anta e porco-do-mato, quinze jabutis vivos, vinte e cinco ovos de tracajá e duas peles de porco-do-mato, além de duas pacas mortas e nove porcos-do-mato conservados em gelo, no Rio Boa Fé em Guajará no Amazonas, o que totalizou mais de meia tonelada.

“O Ibama de Cruzeiro do Sul já fez diversas apreensões como esta na região do Rio Boa Fé. Toda essa carne é caçada pra abastecer o município de Cruzeiro do Sul, no Acre, e sempre procuramos combater essa atividade na região”, afirmou o fiscal Lisarbson Messias, que participou da ação.

Ate agora, um total de oito áreas foram autuadas por descumprimento de embargo nos municípios Feijóe e Tarauacá, no estado do Acre. A operação vai ate o fim do mês de junho.
Ibama Esreg Cruzeiro do Sul/AC

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.