Mundo
 
 
 

Impacto Profundo II apreende 8 mil metros de rede de caçoeira em Guarapari

Vitória (23/06/2009) - Fiscais do Ibama na operação contra a pesca predatória, Impacto Profundo II, realizaram mais uma apreensão de redes caçoeira no Município de Guarapari, no Espírito Santo. Foram oito mil metros do apetrecho, cuja utilização está está proibida desde 2007. A ação aconteceu na madrugada desta terça feira (23).

Segundo os fiscais, a embarcação tinha licença para pescar com covos, utilizado no lugar das redes para pescar lagostas. O dono da embarcação e mais três pescadores foram presos em flagrante e levados para o DPJ de Guarapari. O total das multas aplicadas foi de R$ 20,8 mil. A embarcação e o pescado, cerca de 100 quilos de lagosta, foram apreendidos.

A rede caçoeira é um apetrecho de pesca extremamente prejudicial ao meio ambiente. As redes carregam e matam lagostas ainda abaixo do tamanho mínimo permitido apara consumo pelo Ibama.

Esta etapa da Operação Impacto Profundo II está acontecendo com o apoio da Polícia Militar Ambiental e Marinha. Os fiscais do Ibama seguem o dia de hoje na região sul do Espírito Santo. Utilizar rede caçoeira é crime ambiental. Os autuados nesta ação possuem 20 dias para apresentar suas defesas junto ao Instituto. Todo o pescado apreendido foi doado para Instituições de caridade.
Luciana Carvalho
Ascom Ibama/ES

+ Mais

Operação Impacto Profundo II apreende 10 mil metros de redes caçoeira no sul da Bahia

Ilhéus (22/06/2009) - Agentes do Ibama que atuam na Operação Impacto Profundo II na região sul da Bahia flagraram, entre os dias 09 a 18 de junho, ao longo da costa dos municípios de Itacaré, Ilhéus, Una e Canavieiras, o uso proibido de quase 10 mil metros de redes de espera do tipo caçoeira, utilizada para a pesca de lagosta.

Na ocasião, mais de 200 lagostas vermelhas (Panulirus argus) vivas que haviam sido capturadas, foram devolvidas ao mar. Os responsáveis pelas redes foram multados. Mais de 300 quilos de caudas de lagostas e cerca de 800 quilos de peixes diversos foram apreendidos e doados a instituições sociais.

Durante a operação, coordenada pelo agente de fiscalização do Escritório Regional de Ilhéus, Wilson Mendes, outras irregularidades foram observadas na atividade pesqueira, como barcos sem registro de pesca junto à Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca - SEAP. Os proprietários das embarcações foram autuados com base no art. 37, do Decreto Federal nº 6.514 de 2008, que proíbe a pesca sem licença, e receberam no conjunto multas que totalizam aproximadamente R$ 40 mil.

A pesca de lagostas com o emprego de redes de espera do tipo caçoeira está proibida no Brasil por meio da Instrução Normativa do IBAMA nº138/06. Também está proibido o transporte aquático ou terrestre, o armazenamento em terra e embarcado de redes de caçoeira, conforme a IN nº 170/08 do Ibama.

A equipe que está realizando a Operação Impacto Profundo II de fiscalização da lagosta na região sul do estado é composta por agentes do Ibama e da ,Companhia de Polícia Militar de Proteção Ambiental da Bahia. A base da operação está centrada na Gerencia-Executiva do instituto de Eunápolis.
Ibama Ilhéus/BA

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.