Mundo
 
 
 

Polícia Ambiental apreende palmitos em Sete Barras e captura onça em Campinas

26/06/2009 - A Polícia Militar Ambiental realizou no dia 24 de junho passado, à tarde, uma apreensão de 185 unidades de palmito jussara no Bairro Guapiruvu, em Sete Barras, e a captura de uma onça parda que se encontrava perdida no Condomínio Parque Rio das Pedras, no Distrito de Barão Geraldo, em Campinas.

A primeira ocorrência, envolvendo uma equipe da 2ª Companhia do 3° Batalhão, foi resultado de uma ação de patrulhamento rural, por volta das 14 horas, no interior do Parque Estadual Intervales. Segundo o relato dos policiais, quatro pessoas carregando um feixe de palmitos cada uma, ao avistarem a patrulha, abandonaram o produto e se evadiram pelas trilhas no meio do mato. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Sete Barras, onde foi elaborado o boletim de ocorrência.

O palmito jussara, cujo nome científico é “Euterpe edulis”, é uma espécie ameaçada de extinção. Por esse motivo, a ação de repressão à ação dos palmiteiros é essencial para a preservação da espécie, especialmente dentro de áreas protegidas. Além disso, os frutos da jussara constitui o principal alimentos de algumas espécies da fauna nativa, como o tucano e o caxinguelê.

A outra ocorrência envolveu uma equipe da 4ª Companhia do 1º Batalhão, que recebeu o chamado de moradores do condomínio localizado na Estrada da Rhodia, que avistaram a onça parda vagando pela área residencial. Os policiais isolaram a área para evitar acidentes e, vasculhando o local, encontraram o animal deitado sobre um muro protegido por bambus.
Por se tratar de um animal perigoso, os policiais acionaram o veterinário Marcelo Queiroz Teles, responsável pelo Zoológico de Paulínia, que utilizando um dardo tranqüilizante sedou a onça, possibilitando a sua captura. Em seguida, o animal foi levado ao Zoológico de Paulínia onde ainda permanece, após passar por uma série de exames clínicos de rotina, para uma avaliação de seu estado de saúde.

 
 

Fonte: SEMA-SP

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.